Hoje, 04 de dezembro, é o dia do perito oficial. Ele é o profissional que atua no âmbito da ciência forense, utilizando seus conhecimentos técnicos e científicos para auxiliar na elucidação de crimes, acidentes e outras situações investigativas. E para homenagear esses profissionais, conversamos com o farmacêutico Ken Ichi Namba, que é perito criminal.
Ken é farmacêutico formado pela Universidade de São Paulo (USP) e há 10 anos se tornou perito criminal da Polícia Científica de Alagoas (POLC AL), atuando no Laboratório de Química e Toxicologia Forenses. Contudo, antes de ser perito, ele trabalhou por 34 anos na indústria farmacêutica nas áreas de Controle de Qualidade microbiológico e químico, Desenvolvimento de Métodos de Análise, Desenvolvimento de Produtos (P&D) e Garantia da Qualidade.
Ele explica que o farmacêutico pode atuar como perito oficial de natureza criminal nas Polícias Científicas dos Estados e DF e na Polícia Federal, ingressando através de concursos públicos. Ao ser aprovado, após a etapa do curso de formação que é eliminatório e classificatório, o profissional pode ser direcionado para atuar em qualquer área pericial que não exija carreira específica (morte violenta, balística, patrimônio, documentoscopia) ou nos laboratórios de química, toxicologia e genética.
“Como perito oficial, eu nunca deixei de ser farmacêutico. Na perícia eu utilizo todos os conhecimentos que adquiri ao longo da minha vida profissional. Eu atuo no laboratório de química forense, analisando desde as drogas até substâncias tóxicas envolvidas em homicídio e/ou suicídio e quaisquer outras substâncias que venham para análise em outros tipos de crime. Estou extremamente feliz na minha profissão, me sinto um farmacêutico por inteiro.
Origem do Dia do Perito Criminal
O Dia do Perito Criminal é comemorado em 4 de dezembro em homenagem ao patrono da perícia criminal no Brasil, Otacílio de Souza Filho, que nasceu nesse mesmo dia.
Otacílio Filho morreu tragicamente em 1976, após cair de um penhasco em Minas Gerais enquanto participava de uma investigação sobre duas mortes que haviam ocorrido naquele local.
A Associação Brasileira de Criminalística – ABC aprovou a data 4 de dezembro como Dia do Perito Criminal Oficial durante o IV Congresso Nacional de Criminalística. A data comemorativa foi instituída pela Lei nº 11.654, de 15 de abril de 2008.
Fonte: Ascom CRF/AL