O Sindicato dos Farmacêuticos de Alagoas (Sindfal), em parceria com o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL), e com o apoio da faculdade Estácio de Sá, promoveu, no sábado, 5 de abril, o workshop: “SNGPC: Novidades e Aplicações Práticas”, com a participação dos farmacêuticos Ianara Acioli – representante da Vigilância Sanitária estadual e Carlos Henrique – coordenador farmacêutico da rede Pague Menos.

O evento, que contou com a presença de mais de 50 profissionais da área, foi uma excelente oportunidade para atualização sobre as novidades do Sistema de Gestão de Medicamentos Controlados (SNGPC), que voltou a funcionar no primeiro semestre deste ano e será exigido a partir do segundo semestre.
Alexandre Correia, presidente do Sindfal, ressaltou que a maioria dos profissionais está inserida no segmento de farmácias comunitárias, o que justificou a escolha do tema para o workshop. “Além de ser um tema atual, sabemos que o SNGPC é amplamente utilizado nas farmácias comerciais. Com a determinação da Anvisa para o retorno do uso do sistema no início de 2025, pensamos em abordar esse assunto para que os farmacêuticos de Alagoas possam se capacitar e utilizar o sistema com confiança”, destacou Correia.
Daniel Fortes, presidente do CRF/AL, enfatizou a importância dessa parceria com o Sindfal para o fortalecimento da profissão em Alagoas. “É essencial que o farmacêutico esteja seguro no ato da dispensação, e também no controle e envio das informações sobre produtos de controle especial. Somos o elo final da cadeia entre o paciente e o medicamento, e além de garantir o uso seguro, somos também responsáveis pelo cumprimento da legislação vigente”, falou.

Fonte: Ascom CRF/AL