Durante três dias, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, recebeu as fiscais amazonenses Inês Oliveira e Daiane Freitas para o treinamento do sistema de fiscalização eletrônica móvel. Écio Sales, fiscal de Alagoas, explicou que o sistema já funciona no Estado desde 2013 e cobre 100% da fiscalização. “O primeiro momento foi teórico, mostrando como é o planejamento da fiscalização e nos dois últimos dias, nós fizemos o treinamento in loco em Maceió e no interior”, pontuou.
O fiscal pontuou que o material usado para essa fiscalização é um tablet e uma impressora portátil que permite ao fiscal entregar o auto de infração no momento da fiscalização. Ele revelou que antes do sistema digital, as fiscalizações eram feitas manualmente, o que demandava muito tempo. “Com a fiscalização eletrônica, nós tivemos mais agilidade e maior rapidez durante as inspeções, e ao encerrar a fiscalização nós já conseguimos exportar os dados para o sistema com muita rapidez”, comemorou. Écio reforçou que Alagoas foi um dos primeiros Estados a ter 100% de cobertura digital no processo de fiscalização.
Para Inês Oliveira, o treinamento foi proveitoso porque houve uma troca de experiência e de condutas. “Viemos para fazer o treinamento de fiscalização eletrônica móvel, aprendemos muito, fomos muito bem recebidas e vamos retornar já para implantar no nosso Estado. Essa é uma ferramenta muito importante para a fiscalização”, informou.
A fiscal Daiana Freitas reforçou que o diferencial desse sistema é que ele traz as informações completas da empresa e isso traz uma agilidade. “Quando a gente sai com o termo manual, as informações são limitadas e muitas vezes a gente precisava entrar em contato com o Conselho para coletar outras informações e com o programa nós já temos essas informações e fiscalização torna-se mais produtiva”, analisou.
Fonte: Ascom CRF-AL