Prevista para março de 2026, a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), por meio da EBSERH/HUPAA-UFAL, vai ofertar a primeira Residência Multiprofissional em Análises Clínicas, com duas vagas destinadas a farmacêuticos. O coordenador do programa, professor Dr. Carlos Arthur C. Almeida, explicou que a residência terá duração de dois anos, sendo a parte prática realizada no Hospital Universitário da UFAL (HUPAA-UFAL) e no Hospital Veterinário de Viçosa (HUV-UFAL).
“Além desses, estão sendo firmados convênios com outros centros colaboradores do estado, a fim de garantir uma maior diversidade de cenários de prática”, afirmou o professor Carlos. A seleção será realizada por meio do ENARE. O coordenador ressalta que o formato do programa, com a inclusão de médicos-veterinários, biólogos e biomédicos, é inédito no Brasil. “Outros programas de residência em análises clínicas para farmacêuticos já existem, mas, nesse formato multiprofissional, seremos pioneiros tanto no âmbito da UFAL, quanto no Norte e Nordeste, e também em nível nacional.”
De acordo com o professor Carlos Arthur, a proposta da residência multiprofissional é possibilitar a integração entre esses profissionais, promovendo a troca de experiências e conhecimentos dentro de suas respectivas competências e habilidades. “Todos esses profissionais são regulamentados por seus conselhos para atuar na área de análises clínicas”, concluiu.
Fonte: Ascom CRF/AL