O Conselheiro do CRF/AL, Renê Gondim, esteve nos dias 07 e 08 de julho em São Luiz do Maranhão participando do evento do Projeto Integra, que reuniu conselheiros de saúde dos estados Maranhão, Bahia, Piauí, Amapá, Alagoas, Pernambuco e Rondônia, integrantes de entidades da sociedade civil organizada, profissionais e gestores da saúde, professores, pesquisadores e estudantes, para debater temas relevantes para a saúde pública do país.
De acordo com ele, o encontro aconteceu para discutir dois temas importantes da área de saúde: atenção básica e vigilância em saúde e inovação em saúde e incorporação de medicamentos. “Foram dois dias de discussões, e finalizada a fase de problematização, duas propostas foram elaboradas aprovadas e serão apresentadas no 9° Simpósio Nacional de Ciência e Tecnologia e Assistência Farmacêutica, que será realizado nos dias 15 e 16 de setembro, na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro”.
Renê explica que as deliberações também serão apresentadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde que devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027. O Conselheiro esteve representando o Estado de Alagoas por indicação do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas – CES/AL e o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas.
“O nosso maior propósito é ter políticas públicas de saúde que consigam atender as necessidades da população, e são por meio destes encontros que nós conseguimos unificar ideias contemplando a necessidade de cada região”, afirmou. A 17ª Conferência Nacional de Saúde que será realizada de 2 a 5 de julho de 2023 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde em Brasília com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia.
O Integra é um projeto de formação de lideranças e mobilização social, cujo objetivo é promover estratégias para integração de políticas e práticas da Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no âmbito da gestão participativa e dos movimentos sociais. Ele é promovido pela Fundação Osvaldo Cruz (Fio Cruz), pelo Conselho Nacional de Saúde e pela Escola Nacional dos Farmacêuticos.
Fonte: Ascom CRF/AL