Segundo pesquisa, 46% das pessoas na região Sudeste não preservativo.
Campanha incentiva o uso do preservativo, teste e tratamento.
O Ministério da Saúde vai realizar um campanha inédita para ajudar na prevenção à Aids neste carnaval. Além do uso do preservativo, neste carnaval os foliões terão dois aplicativos que ajudarão na conscientização da importância do uso do preservativo para prevenir a doença. A estratégia foi divulgada nesta segunda-feira (9) pelo Ministério da Saúde na quadra da escola de samba Mangueira.
Segundo pesquisa do Ministério, 46% da população sexualmente ativa na região Sudeste não fez uso do preservativo em todas as relações sexuais com parceiros casuais no último ano. Ainda segundo os dados, houve um crescimento significativo de pessoas que relataram ter tido mais de 10 parceiros sexuais na vida. Esse percentual subiu de 18%, em 2004, para 26% em 2008, chegando a 49% no ano de 2013, o maior percentual dentre todas as regiões brasileiras.
A escolha dos aplicativos foi uma estratégia baseada no aumento desse número de jovens que, apesar do conhecimento sobre as formas de transmissão do HIV, continuam fazendo sexo sem preservativo. Os aplicativos promovem encontro de pessoas para encontros casuais a partir de localização geográfica. Para atingir o maior público possivel, a campanha criou cinco perfis diferentes, que se identificavam como pessoas em busca de sexo sem camisinha. Durante a conversa, essas pessoas recebem mensagem direta sobre a importância da prevenção e sexo seguro. “O que mais preocupa são os jovens de 15 a 24 anos que assumiram uma prática sexual desprotegida apesar de saber quais são os riscos. 94% sabe que para prevenir a Aids é preciso usar camisinha, mas 46% admite fazer sexo sem preservativo com parceiro casual”, afirmou o ministro Arthur Chioro, ressaltando que esses dados evidenciam a importância de adotar outras estratégias além do uso do preservativo.
Outra medida utilizada como forma de prevenção nessa campanha é o tratamento do HIV, onde o objetivo é tratar a doença imediatamente após a descoberta e não apenas quando os sintomas aparecem. A mensagem geral da campanha de carnaval deste ano é informar o jovem para se prevenir contra o vírus da aids, usar camisinha, fazer o teste e, se der positivo, comece logo o tratamento, reforçando o conceito “camisinha+teste+medicamento” de prevenção combinada. São 129 mil cartazes em quatro versões, segmentados para a população jovem, travesti e jovem gay. Displays com camisinhas serão instalados em aeroportos como o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e de outras cidades como Salvador e Recife. No Rio, o Ministério da saúde distribuirá 3 milhões de camisinhas no carnaval.
Fonte: G1 Saúde