As ações de saúde promovidas pelo Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, nas cidades de Arapiraca e Maceió, totalizaram aproximadamente 400 atendimentos. Foram realizados testes de hepatite B e C, HIV e Sífilis, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, onde foi identificado onze casos positivo de Sífilis e um de hepatite, sendo quatro deles em Arapiraca e três em Maceió. Todos os pacientes saíram da ação com encaminhamento para buscar uma unidade de saúde e iniciar o tratamento.
Fábio Pacheco, presidente do CRF/AL, revela que esta é a melhor forma de comemorar o dia nacional do farmacêutico. “Esse contato direto com a população é fundamental, a gente fortalece o profissional farmacêutico e reforça que somos os profissionais de saúde mais próximo da sociedade”, afirmou.
Luciane da Silva, que participou da ação no centro de Maceió, disse que o atendimento prestado foi importante porque nem todas as pessoas tem acesso aos serviços de saúde. “No dia a dia, a gente nem para fazer estes tipos de testes, e sendo oferecido aqui de graça, foi ótimo porque a gente já consegue saber como está a nossa saúde”, disse.
Eva Oliveira, que estava de férias em Maceió, se deparou com a ação na orla da Ponta Verde e logo foi buscar atendimento. “O atendimento foi maravilhoso e o resultado dos exames também. Quero parabenizar os farmacêuticos pelo seu dia e o Conselho de Farmácia de Alagoas por promover ações como esta que são importantes para a população”, pontuou.
Elias dos Santos que foi ao centro da cidade de Arapiraca, viu o estande do Conselho de Farmácia, foi perguntar do que se tratava e prontamente foi atendido pelos profissionais que estavam no local. “As pessoas deveriam dar atenção para estas ações porque são momentos como este que nos fazem pensar na nossa saúde que acaba ficando pra trás por conta da nossa correria do dia a dia”, analisou.
O atendimento
O farmacêutico, Renan, escolheu comemorar o dia do farmacêutico fazendo o que mais gosta: “é a terceira vez que participo destas ações, e como farmacêutico, acho fundamental esse contato com a população porque mostra que nós realizamos estes atendimentos”, comentou. Ele, que atua em farmácia comunitária, diz que tem observado que as pessoas tem buscado os farmacêuticos para se orientar quanto ao uso de medicamentos.
Luiza, estudante de farmácia do quinto período, revela que a participar desta ação é colocar em prática os ensinamentos de sala de aula. “A gente vai adquirindo experiência no atendimento ao paciente’, falou. Ela contou que ouviu muitos relatos de que nem sempre as pessoas conseguem ter esse tipo de atendimento. “Parabéns ao CRF/AL por essa iniciativa, como futura farmacêutica, sinto-me orgulhosa em poder contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, comemorou.
Fonte: Ascom CRF/AL