O vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, Robert Nicácio esteve reunido com a senadora Eudócia Caldas (PL) nesta quinta-feira, 27, em Brasília. Em parceria com o conselheiro federal suplente de Pernambuco, Olavo Bandeira, conversaram com a senadora alagoana sobre o projeto de lei ((PL 1.774/2019 e PL 2.158/2023) que permite a venda de medicamentos isentos de prescrição médica em supermercados e outros estabelecimentos comerciais.
Robert alertou a parlamentar sobre os riscos da aprovação dos PLS, que está em discussão no Senado Federal. “Apresentamos a senadora dados relacionados à pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha e o Conselho Federal de Farmácia que mostram números alarmantes sobre a automedicação e os impactos que as intoxicações medicamentosas causam ao SUS. Para ser ter uma ideia, os gastos para tratar estes casos, anualmente, chegam a casa dos bilhões”.
De acordo com ele, a reunião foi muito positiva e a senadora, que também é médica, se mostrou sensível a causa. “Mesmo que sejam medicamentos isentos de prescrição, eles não são isentos de risco e a orientação/dispensação deve ser realizada pelo profissional farmacêutico porque se houver uma intoxicação ou alergia, quem irá se responsabilizar nestes estabelecimentos?”, questionou o vice-presidente.
Fonte: Ascom CRF/AL