Carreta percorrerá bairros da capital alagoana por três anos.
Atendimento gratuito é agendado nas unidades de saúde dos bairros.
A partir desta terça-feira (14), Maceió passa a contar com uma carreta móvel com equipamentos de mamógrafo e ultrassom para realizar exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A Unidade Móvel de Saúde da Mulher (UMSM), conhecida como “Carreta Saúde Cidadã, Saúde da Mulher”, tem capacidade para fazer 50 exames de cada procedimento por dia e vai percorrer bairros da capital por um período de três anos.
A coordenadora de Distrito Sanitário da Secretaria Municipal de Saúde, Flávia Melro, explicou que todos os 8 distritos de saúde do município serão visitados. Para fazer os exames, as mulheres não precisarão agendar uma consulta, mas procurar a unidade de saúde mais próxima, fazer a ficha cadastral e solicitar a guia para o atendimento.
“A pessoa vai fazer o exame em dia agendado para evitar longas filas. Depois, ela recebe o resultado na unidade que fez o cadastro e, caso seja apontada alguma enfermidade, será encaminhada a um especialista”, explicou.
Durante a inauguração da carreta, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), destacou que a iniciativa busca chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce e o início rápido do tratamento. “A carreta e uma das ações para melhorar o atendimento na saúde pública do município. Sabemos da importância dos exames preventivos e acredito que essa será uma forma de alertar as mulheres”, disse.
O secretário municipal de Saúde, Jaelson Gomes, explicou que o atendimento para os exames já começam nesta quarta-feira (15). A unidade móvel estará na Praça Pingo D’Água, no Vergel, região do 2º Distrito Sanitário, que abrange oito Unidades de Saúde e o PAM Dique Estrada. “As mulheres interessadas já podem procurar as unidades de saúde para marcar os exames”, completou.
Fonte: G1 Saúde