Prazo vale para brasileiros que fizeram remanejamento e estrangeiros.
Na terça-feira, lista se médicos e de municípios será publicada em DO.
Termina nesta segunda-feira (12) o prazo de homologação no programa Mais Médicos para médicos brasileiros que participaram do remanejamento e para médicos com registro profissional no exterior.
Na terça-feira, será publicada a lista de profissionais brasileiros e formados no exterior e seus respectivos municípios no Diário Oficial da União.
Diante da baixa adesão na primeira rodada de contratações, o Ministério da Saúde decidiu permitir que os profissionais brasileiros que já haviam escolhido um município para trabalhar, mas não haviam homologado a presença ou não foram alocados, pudessem escolher novos locais para atuar. Conforme o ministério, 367 médicos brasileiros voltaram a indicar opções de municípios para trabalhar. Eles também terão até a próxima segunda para confirmar sua participação no programa.
O foco do Mais Médicos é na atenção básica, ou seja, consultas, tratamento de doenças e prevenção. Procedimentos mais complexos como cesarianas e cirurgias ficarão a cargo de outros médicos, que fazem o chamado atendimento secundário.
O Mais Médicos teve demanda de 15.460 médicos para 3.511 cidades. Só 938 profissionais brasileiros (6% do total) foram selecionados na primeira rodada, número que deve aumentar com as próximas etapas de seleção.
Entre os candidatos formados no exterior, 715 foram escolhidos, 194 brasileiros que estudaram fora do Brasil e 521 estrangeiros.
Fonte: G1