Um dos papéis do profissional farmacêutico é promover a educação em saúde e foi assim, que a farmacêutica dra. Rita de Cássia Moura fez parte da idealização do projeto: Saúde Mental e Bucal; como se relacionam? que acontece na sala de espera do Ambulatório de Saúde Mental Doutor Alberto Magalhães – Pisam, anexo ao Hospital Escola Portugal Ramalho – HEPR.
O projeto foi elaborado e desenvolvido em parceria com Pollyana Venancio, assistente social, e Carlos Eduardo Vasconcelos, odontólogo. De acordo com a farmacêutica, a ideia surgiu ao observar que as pessoas são carentes de informação sobre saúde, e aproveitou o momento em que os pacientes aguardam as consultas psiquiátricas para tratar de temas específicos e interrelacionados com a saúde mental numa perspectiva multidisciplinar. “Decidi convidar outros profissionais que atuam naquela unidade hospitalar e Ambulatório e juntos formamos rodas de conversa, escuta qualificada e promovemos a troca de experiências entre os usuários”, pontuou.
A dra pontuou que o interesse que tinha se somou as discussões sobre a Política Nacional de Humanização e mudança de paradigma da assistência em saúde mental ofertada no Ambulatório por meio da assistente social daquela unidade, e posteriormente, pelo odontólogo surgindo assim o projeto.
De acordo com ela, o resultado tem sido muito positivo, os pacientes tem relatado que sentem-se acolhidos, e conseguem ser ouvidos. “Eu senti essa necessidade dentro da minha profissão, eu sabia que tinha que ajudar os pacientes sobre os medicamentos, afinal grande parte deles desconhecem aqueles medicamentos e isto é um serviço farmacêutico”, afirmou.
O projeto foi apresentado na VI Mostra Estadual das Ações de Política Nacional de Humanização 2022 que aconteceu na Faculdade da Cidade de Maceió (Facima) no Farol, em dezembro de 2022. A mostra é realizada anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) e seleciona experiência exitosas de implementação da PNH em Alagoas.
Fonte: Ascom CRF/AL