O presidente e vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, Robert Nicácio e Alexandre Correia respectivamente, estiverem nos dias 29 e 30 de janeiro participando da 490ª reunião plenária do Conselho Federal de Farmácia que aconteceu na cidade de Brasília.
A pauta contemplou assuntos de interesse da categoria, dando um destaque a criação do cartão do digital de representação para os conselheiros federais e regionais e por fim, a proposta de resolução para ozonioterapia.
“Esta foi a primeira reunião de 2020 e já tivemos discussões importantes que impactarão na valorização da nossa categoria, como por exemplo, o reconhecimento das práticas integrativas que tem crescido entre os profissionais farmacêuticos”, pontuou o presidente.
O vice-presidente, Alexandre Correia, ressalta que a aprovação da resolução para ozonioterapia regulariza esta atividade que já é realizada por alguns farmacêuticos. “Agora o farmacêutico pode assumir responsabilidade técnica, realizar consulta, avaliar sinais e sintomas e identificar as necessidades do paciente para realizar esse tipo de tratamento”, comentou.
No dia 30 de janeiro houve a reunião dos assessores de comunicação dos Conselhos Regionais para a definição da campanha do Uso Racional de Medicamentos, que acontecerá no dia 05 de maio.
Sobre ozonioterapia
A ozonioterapia utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio; ou seja, o ozônio medicinal. É utilizada no tratamento de um amplo número de problemas de saúde e disfunções estéticas. O ozônio em baixas concentrações desempenha funções importantes dentro da célula, com propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, de modulação do estresse oxidativo, da melhora da circulação periférica e da oxigenação e ativação do sistema imunológico.
Fonte: Ascom CRF com informações do CFF