A presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, Mônica Meira, e representantes do Conselho Federal de Farmácia estiveram reunidos na última quinta-feira, 19, com representantes da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) e representantes dos farmacêuticos servidores de Maceió para discutir o avanço do projeto cuidado farmacêutico no SUS no município de Maceió.
Segundo Claudia Ayres, coordenadora do projeto na capital, essa reunião com os representantes dos Conselhos é importante porque fortalece a implantação dos cuidados farmacêuticos em todas as unidades de saúde da capital. “A gente já conta com o apoio do CRF/AL, e a partir desta reunião vamos buscar melhores condições de trabalho junto aos gestores municipais e ampliar os cuidados farmacêuticos em Maceió”, comentou.
Mônica Meira, presidente do CRF/AL, pontua que aproximadamente 50 farmacêuticos já iniciaram a capacitação que foi promovida pelo Conselho Federal de Farmácia em parceria com o CRF/AL e a SMS. “Já demos início a qualificação dos profissionais, agora o nosso próximo passo é assegurar que as unidades de saúde tenham os serviços farmacêuticos em pleno funcionamento”, revelou.
Para ela, ver o engajamento e o envolvimento dos servidores de Maceió bem como da Secretaria Municipal de Saúde é a certeza de estar no caminho certo. “Saio da reunião muito feliz e entusiasmada, acreditando que Alagoas será um exemplo de assistência farmacêutica no SUS”, comemorou.
Neste primeiro pólo o curso tem em sua grande maioria farmacêuticos da capital, no entanto, alguns profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) do interior também participam da capacitação.
O vice-presidente do CRF/AL, Robert Nicácio, está entrando em contato com gestores do interior para iniciar um segundo pólo com foco nos profissionais do interior. “A ideia agora é que a gente consiga ampliar essa abrangência dos farmacêuticos do interior”,garantiu.
Fonte: Ascom CRF/AL