Os farmacêuticos conseguiram a primeira vitória do Projeto de Lei nº 1559/2021 e seus apensados (PLs 2028/21, 3502/21 e 799/22), que trata do piso nacional dos farmacêuticos. Aprovado pela maioria dos parlamentares na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), durante sessão na terça-feira, 13, o PL segue agora para as comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
O presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, Fábio Pacheco, e o membro do Grupo de Trabalho de Assuntos Parlamentares do CRF/AL e presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Alagoas, Alexandre Correia, estiveram em Brasília conversando com deputados alagoanos para conseguir a aprovação na comissão.
“Esse é um momento importante pra nossa categoria. O dia 13 será lembrado como uma grande conquista, já que tivemos 31 votos a favor da nossa categorias e apenas 1 contra. Não há dúvidas de que os farmacêuticos estão sendo reconhecidos e que merecem um salário justo”, afirmou Fábio.
Alexandre Correia diz que existe um longo caminho a ser percorrido, com a aprovação do PL nas outras duas comissões para posteriormente seguir ao plenário da Casa. “É fundamental que os farmacêuticos continuem cobrando aos parlamentares para conquistarmos a aprovação nas outras comissões e assim garantir o nosso piso e a dignidade do nosso trabalho”, analisou.
Apoio da bancada alagoana
O presidente do CRF/AL e do sindicato dos farmacêuticos de Alagoas contaram com o apoio dos deputados federais Marx Beltrão, Tereza Nelma e Severino Pessoa que votaram a favor do piso nacional do farmacêutico.
Marx Beltrão garantiu que vai acompanhar a tramitação do projeto nas demais comissões para que ele seja levado ao plenário da Casa o mais breve possível. “Aprovar um projeto como este é valorizar a categoria farmacêutica com um salário justo e digno. O texto propõe o valor de R$ 6,5 mil e correção pelo INPC, fazendo justiça e dando segurança a esses trabalhadores”, afirmou.
O deputado federal Severino Pessoa pontua que os farmacêuticos representam uma importante categoria da área da saúde e que há muito tempo merecia esse reconhecimento mais do que merecido. “Votamos favorável a essa causa e temos a certeza que o projeto também será aprovado nas comissões de Trabalho e Serviço Público e comissão de Cidadania”, disse o parlamentar.
A deputada federal Tereza Nelma confirma que é de extrema importância o trabalhador ter um piso salarial digno estabelecido, e que seja assegurado por lei. “Os farmacêuticos exercem papel fundamental, e merecem ser valorizados. Eu sou a favor, votarei SIM para a dignidade do farmacêutico”, garantiu.
Fonte: Ascom CRF/AL