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Orientações para as atividades da farmácia durante o COVID-19

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Orientações para as atividades da farmácia durante o COVID-19

6 de abril de 2020
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Referência da imagem

Os professores Alfredo Dias Oliveira e Sabrina J F Neves, que é membro do grupo de trabalho de ensino e pesquisa do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas preparam as orientações que os profissionais farmacêuticos e trabalhadores de farmácias e drogarias devem adotar durante o atendimento para evitar o contágio do COVD-19, resguardando assim a sua saúde.

O trabalho foi uma tradução e adaptação do documento “COVID-19: Informações e diretrizes provisórias para farmacêuticos e equipe” elaborada pelo prof. Dr Alfredo Dias de Oliveira Filho, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Horário de funcionamento

É importante que o horário de funcionamento esteja informado ao público em um local visível, fora da farmácia.

Boas práticas de Dispensação (Atendimento ao cliente/paciente):

De modo a garantir continuidade do fornecimento de medicamentos e serviços a comunidade, bem como a manutenção da saúde dos trabalhadores da farmácia e dos usuários recomenda-se:

  1. Minimização do contato com pacientes/clientes:

  1. Adoção de atendimento através da distribuição de medicamentos por uma pequena janela na fachada ou porta, como aquelas usadas frequentemente para serviços noturnos ou;
  2. Colocação de um escudo plástico na frente da área de distribuição.
  3. Realizar marcação no chão para indicar distância de cerca de 2 metros entre os pacientes/clientes e a equipe.
  4. Caso nenhuma dessas medidas seja possível, os pacientes/clientes não devem entrar na farmácia, e os farmacêuticos são aconselhados a usar equipamento de proteção individual apropriado.

  1. Redução da aglomeração de pessoas:

  1. Se possível reservar área para que pacientes e clientes aguardem sua vez fora do estabelecimento ou em local reservado;
  2. Marcação no chão para as distâncias de 1 a 2 metros entre pacientes/clientes enquanto aguardam na fila;
  3. Dar prioridade a idosos, gestantes e pessoas com sinais/sintomas respiratórios durante o atendimento;
  4. Estimular a venda por meio remoto.

  1. Higiene – deixar visível na entrada do estabelecimento recomendações aos clientes/pacientes com vistas a redução do risco de contagio tratando minimamente dos seguintes temas:
    1. Desinfetar as mãos ao entrar – é recomendável que o estabelecimento disponha de embalagem tipo pump com álcool gel 70° a disposição dos clientes/pacientes na entrada do estabelecimento;
    2. Informar a importância de se manter uma distância de 1 a 2 metros das outras pessoas;
    3. Na ocorrência de espirro ou tosse, cobrir o nariz e a boca com um lenço (a ser descartado em recipiente adequado) ou com a parte interna do cotovelo.

Boas práticas de Armazenamento e Dispensação:

 

  1. Recepção de caixas/recipientes vindos dos distribuidores:

  1. Recepcionar produtos vindos de Distribuidores por entrada específica, sem passar pelo salão de vendas de produtos;
  2. Reservar área para recepção e imediata higienização de caixas/ recipientes, embalagens diversas vindas dos distribuidores;
  3. Higienizar embalagens por meio de fricção de com algodão ou gaze estéril embebido em solução de álcool 70° ou álcool gel 70°.

  1. Disposição dos produtos:

  1. O acesso a produtos para saúde, cosméticos, saneantes e alimentos pelos clientes deve ser restrito para evitar que várias pessoas toquem nesses produtos. Para tanto é importante que a farmácia disponha de um funcionário responsável para acessar estas áreas;

  1. Higiene na dispensação:

  1. Sempre que possível, alocar um funcionário por estação ou local fixo no balcão, evitando trocas;
  2. Manter sobre o balcão apenas os objetos essenciais;
  3. Limpar e desinfetar o balcão após cada paciente/cliente;
  4. Manter ao alcance álcool em gel para desinfetar as mãos após o atendimento de cada paciente/cliente;
  5. Se necessário, usar uma bandeja para coletar prescrições, entregar medicamentos e processar pagamentos, de modo a superar o distanciamento.

  1. Prestação de serviços farmacêuticos

  1. Testes no local de atendimento (medição da pressão arterial, glicemia etc), administração de vacinas e injetáveis (quando autorizado) e quaisquer outros serviços que exijam contato direto com o paciente devem seguir medidas de proteção adicionais, como o uso de máscara e luvas.
  2. Os serviços mencionados acima podem ser restringidos ou interrompidos se representarem um risco para a saúde da equipe (ex.: pacientes com sintomas de infecção respiratória).

Garantindo a Saúde e Integridade da Equipe.

  1. Para garantir a continuidade das atividades da farmácia, é recomendado dividir a equipe em turnos (por exemplo, manhã e tarde), com possibilidade de fechamento do estabelecimento entre estes turnos para desinfecção de todo o estabelecimento, de modo a garantir que os membros de cada turno não se cruzem;
  2. Os funcionários com doenças que comprometam seu sistema imunológico devem usar máscaras e, de preferência, executar tarefas administrativas. Medidas de higiene das mãos devem ser reforçadas;
  3. Os funcionários devem substituir os jalecos com maior frequência;
  4. O uso de acessórios como pulseiras, relógios e anéis deve ser evitado;
  5. Ao atender os clientes/pacientes adotar uso de máscaras, ato que deve ser antecedido e sucedido por higienização e desinfecção das mãos.
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