Os professores Alfredo Dias Oliveira e Sabrina J F Neves, que é membro do grupo de trabalho de ensino e pesquisa do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas preparam as orientações que os profissionais farmacêuticos e trabalhadores de farmácias e drogarias devem adotar durante o atendimento para evitar o contágio do COVD-19, resguardando assim a sua saúde.
O trabalho foi uma tradução e adaptação do documento “COVID-19: Informações e diretrizes provisórias para farmacêuticos e equipe” elaborada pelo prof. Dr Alfredo Dias de Oliveira Filho, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Horário de funcionamento
É importante que o horário de funcionamento esteja informado ao público em um local visível, fora da farmácia.
Boas práticas de Dispensação (Atendimento ao cliente/paciente):
De modo a garantir continuidade do fornecimento de medicamentos e serviços a comunidade, bem como a manutenção da saúde dos trabalhadores da farmácia e dos usuários recomenda-se:
- Minimização do contato com pacientes/clientes:
- Adoção de atendimento através da distribuição de medicamentos por uma pequena janela na fachada ou porta, como aquelas usadas frequentemente para serviços noturnos ou;
- Colocação de um escudo plástico na frente da área de distribuição.
- Realizar marcação no chão para indicar distância de cerca de 2 metros entre os pacientes/clientes e a equipe.
- Caso nenhuma dessas medidas seja possível, os pacientes/clientes não devem entrar na farmácia, e os farmacêuticos são aconselhados a usar equipamento de proteção individual apropriado.
- Redução da aglomeração de pessoas:
- Se possível reservar área para que pacientes e clientes aguardem sua vez fora do estabelecimento ou em local reservado;
- Marcação no chão para as distâncias de 1 a 2 metros entre pacientes/clientes enquanto aguardam na fila;
- Dar prioridade a idosos, gestantes e pessoas com sinais/sintomas respiratórios durante o atendimento;
- Estimular a venda por meio remoto.
- Higiene – deixar visível na entrada do estabelecimento recomendações aos clientes/pacientes com vistas a redução do risco de contagio tratando minimamente dos seguintes temas:
- Desinfetar as mãos ao entrar – é recomendável que o estabelecimento disponha de embalagem tipo pump com álcool gel 70° a disposição dos clientes/pacientes na entrada do estabelecimento;
- Informar a importância de se manter uma distância de 1 a 2 metros das outras pessoas;
- Na ocorrência de espirro ou tosse, cobrir o nariz e a boca com um lenço (a ser descartado em recipiente adequado) ou com a parte interna do cotovelo.
Boas práticas de Armazenamento e Dispensação:
- Recepção de caixas/recipientes vindos dos distribuidores:
- Recepcionar produtos vindos de Distribuidores por entrada específica, sem passar pelo salão de vendas de produtos;
- Reservar área para recepção e imediata higienização de caixas/ recipientes, embalagens diversas vindas dos distribuidores;
- Higienizar embalagens por meio de fricção de com algodão ou gaze estéril embebido em solução de álcool 70° ou álcool gel 70°.
- Disposição dos produtos:
- O acesso a produtos para saúde, cosméticos, saneantes e alimentos pelos clientes deve ser restrito para evitar que várias pessoas toquem nesses produtos. Para tanto é importante que a farmácia disponha de um funcionário responsável para acessar estas áreas;
- Higiene na dispensação:
- Sempre que possível, alocar um funcionário por estação ou local fixo no balcão, evitando trocas;
- Manter sobre o balcão apenas os objetos essenciais;
- Limpar e desinfetar o balcão após cada paciente/cliente;
- Manter ao alcance álcool em gel para desinfetar as mãos após o atendimento de cada paciente/cliente;
- Se necessário, usar uma bandeja para coletar prescrições, entregar medicamentos e processar pagamentos, de modo a superar o distanciamento.
- Prestação de serviços farmacêuticos
- Testes no local de atendimento (medição da pressão arterial, glicemia etc), administração de vacinas e injetáveis (quando autorizado) e quaisquer outros serviços que exijam contato direto com o paciente devem seguir medidas de proteção adicionais, como o uso de máscara e luvas.
- Os serviços mencionados acima podem ser restringidos ou interrompidos se representarem um risco para a saúde da equipe (ex.: pacientes com sintomas de infecção respiratória).
Garantindo a Saúde e Integridade da Equipe.
- Para garantir a continuidade das atividades da farmácia, é recomendado dividir a equipe em turnos (por exemplo, manhã e tarde), com possibilidade de fechamento do estabelecimento entre estes turnos para desinfecção de todo o estabelecimento, de modo a garantir que os membros de cada turno não se cruzem;
- Os funcionários com doenças que comprometam seu sistema imunológico devem usar máscaras e, de preferência, executar tarefas administrativas. Medidas de higiene das mãos devem ser reforçadas;
- Os funcionários devem substituir os jalecos com maior frequência;
- O uso de acessórios como pulseiras, relógios e anéis deve ser evitado;
- Ao atender os clientes/pacientes adotar uso de máscaras, ato que deve ser antecedido e sucedido por higienização e desinfecção das mãos.