• CRF – AL em CASA
  • Portal da Transparência
  • Fale Conosco
Cardápio
  • CRF – AL em CASA
  • Portal da Transparência
  • Fale Conosco
Ir para o conteúdo
Atendimento

82 9 9971-0247
Seccional Arapiraca

82 3521-5046
  • O Conselho
    • Institucional
    • Estrutura
    • Comissões
  • Serviços
    • Publicações
    • Boletos e Anuidades
    • Requerimentos
    • Ouvidoria
    • Negociação
    • Eleições
  • Agendas
    • Agenda do Presidente
    • Agenda de Eventos
  • Fiscalização
    • Custos da fiscalização
    • Papel da Fiscalização
    • Instrumentos de fiscalização
    • Plano de fiscalização anual
    • Relatórios
    • Processo Administrativo Fiscal
    • Afastamento Provisório
    • Legislação
  • Notícias
  • Fotos
  • CRFAL-TV
    • Plenárias
    • CRF-AL na Mídia
    • Entrevistas
    • Cursos
  • CRF em Casa
  • O Conselho
    • Institucional
    • Estrutura
    • Comissões
  • Serviços
    • Publicações
    • Boletos e Anuidades
    • Requerimentos
    • Ouvidoria
    • Negociação
    • Eleições
  • Agendas
    • Agenda do Presidente
    • Agenda de Eventos
  • Fiscalização
    • Custos da fiscalização
    • Papel da Fiscalização
    • Instrumentos de fiscalização
    • Plano de fiscalização anual
    • Relatórios
    • Processo Administrativo Fiscal
    • Afastamento Provisório
    • Legislação
  • Notícias
  • Fotos
  • CRFAL-TV
    • Plenárias
    • CRF-AL na Mídia
    • Entrevistas
    • Cursos
  • CRF em Casa
Atendimento

82 9 9971-0247
Seccional Arapiraca

82 3521-5046

Ministro discute em Alagoas estratégias para o avanço da Assistência Farmacêutica

  • Voltar

Ministro discute em Alagoas estratégias para o avanço da Assistência Farmacêutica

Notícias

  • Voltar

Ministro discute em Alagoas estratégias para o avanço da Assistência Farmacêutica

1 de novembro de 2017
  • Compartilhe

Referência da imagem

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, entregou na noite dessa segunda-feira (30) a nova Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) 2017 à presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Izabelle Pereira que, durante a abertura do VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica, realizada no Hotel Hiitz Lagoa da Anta, também representou o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Barros destacou a importância da sensibilidade da mulher na luta por políticas públicas resolutivas para o setor.

O evento reúne até esta terça-feira (31) gestores, farmacêuticos e especialistas renomados da área de Alagoas e demais Estados do país. Na abertura da solenidade, que contou com a presença de personalidades do setor dos três entes federados, houve ainda o lançamento do relatório “Assistência Farmacêutica em Pediatria”.

Cosems

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Izabelle Pereira, destacou a importância do enfrentamento do ministro da Saúde Ricardo Barros no tocante às políticas estruturantes de saúde para Alagoas e o país.  De acordo com ela, o ministro tem escutado e executado as decisões das reuniões de tripartite. “Só avançaremos com gestores com visão, conhecimento e coragem de querer que o Estado e o país avancem neste segmento”, reforçou Izabelle.

Segundo ela, as políticas de assistência farmacêutica vêm avançando e o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus) tem sido um importante instrumento para controlar validade e dispensação dos medicamentos. “No meu município, Teotônio Vilela, consegui reduzir gastos em relação à assistência farmacêutica e dar mais acesso à população por meio desta ferramenta. Infelizmente quando solicitamos ao MS a senha para acesso ao Sistema, ela ainda demora muito a chegar”, ressaltou a presidente do Cosems, acrescentando que a economicidade deve ser o marco na administração pública.

Mescla

Izabelle destacou a importância dos farmacêuticos e demais profissionais de Farmácia, sem os quais segundo ela, a população não teria tratamento integral, universal e gratuito. O secretário de Saúde de Alagoas (Sesau), Christian Teixeira, salientou que as discussões do evento trarão benefícios para mais de 26 mil alagoanos que dependem do SUS e de medicamentos de alto custo.

“Neste encontro tem profissionais de todo o país e esperamos que dele saiam soluções para o setor e que sejam reduzidas as judicializações que atrapalham os gestores de todos os municípios brasileiros”, disse. O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) Michele Caputo afirmou que ainda há uma questão de poder e mercantilismo em torno do controle de dispensação de medicamentos da farmácia popular.

O ministro afirmou que o novo formato da Rename 2017 orienta usuários, gestores e profissionais da saúde, uma vez que conta com a relação de produtos, incluindo os oncológicos e hospitalares. “A relação saltou de 869 para 1059 e todos os produtos têm que ser alimentados por banco de preço da saúde, logo haverá mais controle de preço e mais transparência. A Rename será uma ferramenta sempre atualizada e todos saberão se é o Estado, município ou União que terá que dispor de determinado medicamento”, reforçou.

Evento segue nesta terça (31) com mesas redondas sobre perspectivas da gestão e Financiamento do SUS; Ações e Estratégias para a Garantia de Acesso a Medicamentos no País; Oficina sobre Farmácia Popular: Desafios e Potencialidades: Mostra de Experiências Exitosas no SUS. 

Fonte: Assessoria Cosmes

AnteriorPostagem AnteriorCRF/AL suspende atendimento ao público nesta sexta, 03
PróximoConfira o passo a passo da votaçãoPróximo

Acesso Rápido

Denúncia

CRF EM CASA

Publicações

Boletos e Anuidades​

Materiais de cursos​

Prescrição Farmacêutica​

Atualização de Cadastro​

Portal da Transparência​

Perguntas Frequentes​

Queremos
ouvir você

Clique aqui e fale
com a Ouvidoria

Postagens Recentes

Anuidade não será reajustada em 2026

11 de dezembro de 2025

CFF divulga Nota Técnica sobre Diretrizes de Conformidade e Boas Práticas na Atuação Farmacêutica em Tricologia

25 de novembro de 2025
fiscais inspencionando

CRF-AL participa de operação conjunta em Arapiraca para fortalecer a segurança sanitária e a presença do farmacêutico

20 de outubro de 2025
Veja mais notícias

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta

08h às 12h e 13h às 17h

Redes Sociais​

Instagram
Youtube

CRF-AL em Casa

CRF-AL TV

Canais de Atendimento

  • 82 9 9971-0247
  • [email protected]

Sede

  • Rua Oldemburgo da Silva Paranhos, 290 – Farol, Maceió – AL, 57055-320

Seccional

  • Rua Delmiro Gouveia, 1382 – sala 01 – 1°andar – Sen. Teotônio Vilela, Arapiraca – AL, 57312-415
  • Seccional Arapiraca
    (82) 3521-5046
  • (82) 9 9999-8625
  • Assessoria Técnica
    (82) 9 8138-8512
  • Secretaria
    (82) 9 8181-9050
  • Contabilidade
    (82) 9 9925-0066
  • Fiscalização
    (82) 9 9999-8624
  • Recepção
    (82) 9 9971-0247
  • O Conselho
    • Comissões
    • Estrutura
    • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
    • CRF-AL em Casa
    • Boletos e Anuidades
    • Negociação
    • Requerimentos
    • Ouvidoria
    • Materiais de Cursos
    • Publicações
    • Eleições
  • Legislação
  • Fiscalização
  • Parceiros
  • Links Úteis
  • Fale Conosco
  • Portal da Transparência
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Copyright © – CRF-AL. Todos os direitos reservados.