O Conselho Regional de Farmácia de Alagoas promoveu na segunda-feira, 27, uma ação de saúde em alusão ao Dia Nacional do Farmacêutico, no shopping Pátio Maceió. O evento contou com a participação de ligas acadêmicas do Cesmac e da UFAL, de alunos de farmácia da faculdade Anhanguera e de alunos do curso técnico de farmácia de escola Grau Educacional. Ao todo foram realizados mais de 130 atendimentos.
Foram realizados os serviços de aferição de pressão arterial, teste glicemia capilar e orientação sobre o uso racional dos antimicrobianos, descarte correto de medicamentos e outros. Camila Calado, professora do Cesmac e coordenadora da Liga Acadêmica em Assistência Farmacêutica e Farmacologia (LAAFF) ressaltou que a ação promovida pelo CRF/AL coloca o farmacêutico na posição de protagonista do cuidado em saúde e quem se beneficia é a comunidade assistida.

“Envolver os alunos nestas atividades é louvável porque desperta neles o pertencimento a profissão que vão exercer, além de somar forças, promovendo orientação sobre o uso correto de medicamentos, aferição de pressão arterial e medição de glicemia capilar. A ação foi um sucesso e contribuiu significativamente para a saúde e bem-estar da comunidade atendida, bem como para a formação de novos profissionais farmacêuticos”.
Emanuellen Silva, estudante de farmácia da UFAL e presidente da liga Lafahclin revelou que participar da ação foi uma troca de conhecimentos maravilhosa. “Acredito que todos nós da liga aprendemos muito e foi bastante proveitoso para a nossa formação e principalmente para a população que participou e aprendeu um pouco conosco”.
Ela pontuou ainda que os professores elogiaram a atuação deles, o que é motivador e que estimula a participação nos próximos eventos promovidos pelo CRF/AL. “Estamos animados para outras colaborações. Obrigada aos professores e o CRF por nos convidar para esta ação”.

Ailton Lisboa estava passeando no shopping quando viu a ação promovida pelo Conselho de Farmácia e resolveu passar pelo atendimento. Para ele, ações de saúde gratuitas são importantes porque grande parte destes serviços são pagos e quem não tem condições fica sem o acompanhamento, principalmente para quem é portador de alguma doença.
“As tiras pra quem tem diabetes são caras, e a verificação da pressão é cobrada, então, parabenizo o Conselho de Farmácia que trouxe aqui para parte este serviço de qualidade, com ótimo atendimento, com todas as orientações necessária e o melhor tudo de graça, beneficiando a população mais carente”.
Daniel, presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, agradece o envolvimento de todos os profissionais e estudantes que estiveram participando da ação. “Estar fora dos nossos locais de trabalho, nos proporciona um outro lado da nossa profissão, que é a educação em saúde. Esse contato direto com a população coloca o farmacêutico em posição de destaque, mostrando que nós somos o profissional de saúde mais próximo da população”.
Participaram da ação:
* LIATOXIC – Liga Acadêmica de Toxicologia Clínica e Forense (CESMAC)
* LAPLAM – Liga Acadêmica de Plantas Medicinais (CESMAC)
* LACOSMETIC- Liga Acadêmica de Cosmetologia (CESMAC)
* LAAFF – Liga Acadêmica de Assistência Farmacêutica e Farmacologia (CESMAC)
* LAFAHCLIN – Liga Acadêmica de Farmácia Hospitalar e Clínica (UFAL)
* Estudantes de farmácia da faculdade Anhanguera
* Curso técnico de Farmácia – Grau Educacional
Fonte: Ascom CRF/AL


