• CRF – AL em CASA
  • Portal da Transparência
  • Fale Conosco
Cardápio
  • CRF – AL em CASA
  • Portal da Transparência
  • Fale Conosco
Ir para o conteúdo
Atendimento

82 9 9971-0247
Seccional Arapiraca

82 3521-5046
  • O Conselho
    • Institucional
    • Estrutura
    • Comissões
  • Serviços
    • Publicações
    • Boletos e Anuidades
    • Requerimentos
    • Ouvidoria
    • Negociação
    • Eleições
  • Agendas
    • Agenda do Presidente
    • Agenda de Eventos
  • Fiscalização
    • Custos da fiscalização
    • Papel da Fiscalização
    • Instrumentos de fiscalização
    • Plano de fiscalização anual
    • Relatórios
    • Processo Administrativo Fiscal
    • Afastamento Provisório
    • Legislação
  • Notícias
  • Fotos
  • CRFAL-TV
    • Plenárias
    • CRF-AL na Mídia
    • Entrevistas
    • Cursos
  • CRF em Casa
  • O Conselho
    • Institucional
    • Estrutura
    • Comissões
  • Serviços
    • Publicações
    • Boletos e Anuidades
    • Requerimentos
    • Ouvidoria
    • Negociação
    • Eleições
  • Agendas
    • Agenda do Presidente
    • Agenda de Eventos
  • Fiscalização
    • Custos da fiscalização
    • Papel da Fiscalização
    • Instrumentos de fiscalização
    • Plano de fiscalização anual
    • Relatórios
    • Processo Administrativo Fiscal
    • Afastamento Provisório
    • Legislação
  • Notícias
  • Fotos
  • CRFAL-TV
    • Plenárias
    • CRF-AL na Mídia
    • Entrevistas
    • Cursos
  • CRF em Casa
Atendimento

82 9 9971-0247
Seccional Arapiraca

82 3521-5046

Janeiro Branco: farmacêutica fala sobre os benefícios do reiki para saúde mental e emocional

  • Voltar

Janeiro Branco: farmacêutica fala sobre os benefícios do reiki para saúde mental e emocional

Notícias

  • Voltar

Janeiro Branco: farmacêutica fala sobre os benefícios do reiki para saúde mental e emocional

24 de janeiro de 2024
  • Compartilhe

Referência da imagem

É no mês de janeiro que escrevemos nossas metas para o ano que inicia, por isso, ele foi escolhido para ser o mês de alerta para os cuidados com a saúde mental e emocional, chamando a atenção para doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.

Este ano o tema da campanha é: “Saúde Mental enquanto há tempo! O que fazer agora?” Um dos tratamentos que podem ser usados para ajudar o paciente a recuperar o seu equilíbrio emocional é o reiki, que é uma terapia complementar energética, que com o método de imposição das mãos sobre o corpo do paciente.

A farmacêutica Aphra Queiroz, explica que o reiki faz parte das Práticas Integrativas e Complementares (PIC’s) que essas técnicas vêm ganhando espaço nos tratamentos de saúde. “Antes os farmacêuticos estavam, por muitas vezes, restritos à farmacoterapia e aos cuidados com os medicamentos. Hoje, com uma gama diferenciada de tratamentos não-medicamentosos, tivemos a oportunidade de reajustar o foco em acompanhamento à marcha da Medicina Integrativa, trazendo-a para o paciente e não à doença”.

De acordo com ela, o reiki gera um estado de equilíbrio energético que conduz a um bem-estar generalizado que por muitas vezes se reflete no estado emocional e físico da pessoa, mostrando que esse equilíbrio energético aumenta a capacidade do corpo em curar-se. “Se recebido de forma contínua, melhora o sistema imunológico, traz clareza de pensamentos e até abre caminhos que podem estar travados na vida de uma pessoa. São muitos os relatos de melhoria no estado de saúde dos praticantes de Reiki e dos pacientes que recebem essa terapia complementar”.

Aphra pontua que a técnica pode ser usada para auxiliar no tratamento de enxaquecas, depressão, cólicas menstruais e constipação, ajuda nos transtornos alimentares como bulimia e anorexia, também no período da gestação, podendo diminuir a insegurança e o estresse comuns neste período, e proporcionar um parto com maior tranquilidade. “Ele acelera a capacidade natural do nosso organismo para curar, tratando de doenças, emoções e dores, melhora o funcionamento e desempenho fisiológico de células e órgãos”.

A farmacêutica revela que aplicou a técnica na sua mãe quando ela precisou passar por um tratamento de quimioterapia por conta de um câncer de útero. “Ela não sentiu nenhum sintoma dos efeitos colaterais que essa terapia causa. Como farmacêutica uso essa prática há anos e só vejo os pacientes serem beneficiados e relatarem sua melhora e é muito gratificante saber que podemos proporcionar uma qualidade de vida maior a quem nos procura”.

PICS no SUS

Atualmente o Sistema Único de Saúde oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. Essas condutas terapêuticas desempenham um papel abrangente no SUS e podem ser incorporadas em todos os níveis da Rede de Atenção à Saúde, com foco especial na Atenção Primária, onde têm grande potencial de atuação. Uma das ideias centrais dessa abordagem é uma visão ampliada do processo saúde e doença, assim como a promoção do cuidado integral do ser humano, especialmente do autocuidado.

Por meio de uma abordagem interdisciplinar, as PICS proporcionam uma perspectiva direcionada para um cuidado continuado, humanizado e abrangente em saúde, ampliando conhecimentos e qualificando profissionais de saúde para garantir a oferta segura e de qualidade aos usuários do SUS.

Fonte: Ascom CRF/AL

AnteriorPostagem AnteriorDia Nacional do Farmacêutico: CRF/AL distribuí de protetores solares em Maceió e Arapiraca
PróximoFundação Oswaldo Cruz abre concurso com vagas para farmacêuticosPróximo

Acesso Rápido

Denúncia

CRF EM CASA

Publicações

Boletos e Anuidades​

Materiais de cursos​

Prescrição Farmacêutica​

Atualização de Cadastro​

Portal da Transparência​

Perguntas Frequentes​

Queremos
ouvir você

Clique aqui e fale
com a Ouvidoria

Postagens Recentes

Marcones Macedo: o farmacêutico comunitário na linha de frente contra a desinformação em saúde

12 de setembro de 2025

Publicado edital das eleições do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas

11 de setembro de 2025

Cuidado Farmacêutico na Pediatria: farmacêutica Adriana Karla atua com dedicação e cuidado no Hospital da Criança.

22 de agosto de 2025
Veja mais notícias

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta

08h às 12h e 13h às 17h

Redes Sociais​

Instagram
Youtube

CRF-AL em Casa

CRF-AL TV

Canais de Atendimento

  • 82 9 9971-0247
  • [email protected]

Sede

  • Rua Oldemburgo da Silva Paranhos, 290 – Farol, Maceió – AL, 57055-320

Seccional

  • Rua Delmiro Gouveia, 1382 – sala 01 – 1°andar – Sen. Teotônio Vilela, Arapiraca – AL, 57312-415
  • Seccional Arapiraca
    (82) 3521-5046
  • (82) 9 9999-8625
  • Assessoria Técnica
    (82) 9 8138-8512
  • Secretaria
    (82) 9 8181-9050
  • Contabilidade
    (82) 9 9925-0066
  • Fiscalização
    (82) 9 9999-8624
  • Recepção
    (82) 9 9971-0247
  • O Conselho
    • Comissões
    • Estrutura
    • Institucional
  • Notícias
  • Serviços
    • CRF-AL em Casa
    • Boletos e Anuidades
    • Negociação
    • Requerimentos
    • Ouvidoria
    • Materiais de Cursos
    • Publicações
    • Eleições
  • Legislação
  • Fiscalização
  • Parceiros
  • Links Úteis
  • Fale Conosco
  • Portal da Transparência
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Copyright © – CRF-AL. Todos os direitos reservados.