Na semana de comemoração ao dia das mulheres, a Priscilla Fonseca que atua na área magistral há 10 anos diz que esse é o segmento mais encantador da profissão porque é onde se vê a essência do farmacêutico, que é na arte de manipular. “A farmácia de manipulação tem essa característica de fazer uma manipulação personalizada para os pacientes”, pontuou.
A farmacêutica ressalta que esse segmento consegue atender as particularidades de cada paciente, como por exemplo, um paciente alérgico que não consegue encontrar determinado produto sem corante, neste caso, ele procura a farmácia magistral. “Essas soluções diferenciadas existem na indústria, mas na magistral vem crescendo gradativamente porque hoje, nós temos um perfil de paciente que vem mudando e quem tem buscado a personalização, com suas formas específicas e farmácia de manipulação consegue fazer a adequação e se ajustar a esse tipo de paciente”, afirmou.
Priscilla revela que o seu dia a dia vai desde a assistência farmacêutica até a aquisição de matérias primas, com qualificação de fornecedores, analises físico químicas por meio do controle e qualidade dos insumos farmacêuticos e toda triagem das prescrições. “A gente vê a interação medicamentosa, se as doses estão dentro das faixas usais e alguma incompatibilidade que possa acontecer durante a manipulação. Toda essa triagem é feita antes de manipulação”, observou.
Ela explica que no ato da dispensação do medicamento ao paciente, ela orienta como deve ser tomado o medicamento, qual o melhor horário, com ou sem alimento. “Nós tiramos todas as dúvidas durante o horário de funcionamento. São inúmeras as atividades desenvolvidas pelo profissional farmacêutico magistral”, informou.
Fonte: Ascom CRF/AL