No dia Mundial da Saúde, comemorado em 07 de abril, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas reforça que o conceito de saúde vai além da simples ausência de doenças, considerando também aspectos espirituais, sociais, ocupacionais, entre outros. De acordo com a Carta de Ottawa (1986), a saúde não se resume ao setor de saúde, sendo uma responsabilidade compartilhada entre todos. No entanto, os profissionais de saúde desempenham um papel fundamental na condução de um estilo de vida saudável, contínuo e acessível.
No Brasil, existem mais de 92 mil farmácias, e em cada uma delas, pelo menos um farmacêutico. Esses estabelecimentos, presentes em todas as comunidades, estão mais próximos da população, funcionando como centros vitais de apoio e educação para a saúde. As farmácias se transformam em verdadeiros espaços de cuidado e orientação, com um papel essencial na promoção de saúde.
Romário César, farmacêutico e proprietário de farmácia, explica que o farmacêutico assume um papel fundamental não apenas no fornecimento de medicamentos, mas também como um educador de saúde. “Somos nós que temos o primeiro contato com os pacientes, e nos cabe fornecer informações claras e precisas sobre o uso correto de medicamentos, para evitar superdosagens, interações farmacológicas e minimizar danos à saúde, sendo uma referência em nossa comunidade”, afirmou.
Segundo Romário, a farmácia comunitária vai além da simples venda de medicamentos. Ela se transforma em um polo de educação, onde os cidadãos podem buscar orientação sobre o controle de doenças crônicas, vacinação, cuidados com a saúde mental e o fortalecimento do sistema imunológico.
“A atuação do farmacêutico na farmácia comunitária não só melhora a adesão ao tratamento, mas também aumenta a qualidade de vida dos pacientes. Nós, farmacêuticos, somos peças-chave nesse contexto. É a nossa atuação direta que pode prevenir doenças e melhorar o bem-estar da comunidade”, ressaltou Romário.
Ele destaca que o envolvimento com os pacientes permite aconselhamento para tratamentos mais eficazes, com cuidados personalizados para evitar complicações de saúde, além da promoção de hábitos de vida saudáveis para reduzir a incidência de doenças crônicas.
Neste Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, é essencial reconhecer e valorizar o trabalho do farmacêutico, profissional que contribui significativamente para a construção de uma sociedade mais saudável, informada e consciente de seus direitos e cuidados.
Fonte: Ascom CRF/AL