O Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL) realizou no último sábado, 23, em Arapiraca, o I Ciclo de Palestras do Agreste e Sertão Alagoano. O objetivo do encontro foi promover uma atualização para todos os farmacêuticos que atuam naquela região. Os temas debatidos no evento foram desde atenção e prescrição farmacêutica aos paciente idoso até a prática farmacêutica no atendimento aos receituários da portaria 344/98 e RDC 20/2011.
De acordo com o vice-presidente do CRF/AL, Robert Nicácio, o evento permitiu que os profissionais pudessem conhecer as novidades quanto à atenção farmacêutica e a revisão do conteúdo a respeito de medicamentos anti-hipertensivos. “Durante as palestras, a gente pode dirimir muitas dúvidas no que diz respeito ao programa farmácia popular, além de aproximar ainda mais o CRF-al dos colegas do agreste e sertão e proporcionar a todos um momento de confraternização e troca de experiências”, pontuou.
A abertura do evento contou com a participação de Saulo Sales e Jaelson Carnaúba da Vigilância Sanitária de Arapiraca, Eline Baracho diretora do Sindicato dos Farmacêuticos de Alagoas (Sindfal), do presidente do CRF/AL Alexandre Correia e do vice-presidente do CRF/AL Robert Nicácio.
Saulo Sales explica que esses encontros estreitam as relações entre as instituições que buscam o melhor para população. “A Vigilância Sanitária e o Conselho de Farmácia são parceiros na realização das ações que buscam oferecer o melhor para o população do Agreste e Sertão e nos sentimos honrados em fazer parte desse evento”, comentou.
Para Orlando José Palheta Campos, que ministrou a palestra a prática farmacêutica no atendimento aos receituários da portaria 344/98 e RDC 20/2011 e o programa Aqui tem Farmácia Popular encontros como este são importantes, sobretudo pela troca de experiência. “O dia foi muito proveitoso, tivemos uma troca de experiência e percebo que os nossos profissionais que atuam na região estão conscientes da importância de se atualizar sobre a legislação farmacêutica”, apontou.
Ascom/CRF-AL