Mais de 500 atendimentos, esse foi o resultado da ação realizada pelo Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL) no último sábado, 19, no Maceió Shopping. O presidente do Conselho em Alagoas, Alexandre Correia explicou a população ainda tem dúvidas sobre como combater o transmissor e evitar contrair as doenças. “As pessoas nos procuravam para diferenciar os sintomas da dengue, zika e chincunguya, bem como saber quem são os transmissores”, pontuou.
De acordo com ele essa ação dos farmacêuticos é mais uma força tarefa no combate essa doença que tem crescido diariamente. “Esse é um trabalho que não para por aqui, os farmacêuticos de Alagoas estão envolvidos com essa causa e disponíveis para prestar atendimento tanto nas farmácias como no Conselho Regional”, confirmou. Além das explicações, a população recebeu folder informativo com as explicações e sintomas da doença.
Maria José apoiou a iniciativa do Conselho. “É muito bom ter esse atendimento aqui porque a gente pode tirar as nossas dúvidas com profissionais capacitados”, apontou. Ela elogiou que o local escolhido para essa divulgação, dizendo que é central e de fácil acesso para todos. “Entre as compras, a gente pode parar e aprender um pouco mais sobre essas doenças que tem atingido a toda população”, argumentou.
Intitulada Farmacêuticos em ação: todos contra o Aedes aegypti, a campanha teve como objetivo transformar cada farmacêutico em um agente de combate ao mosquito e cada farmácia em um ponto avançado de ação contra as três doenças transmitidas pelo vetor e que são, hoje, um problema de saúde pública.
Essa foi uma iniciativa do Conselho Federal de Farmácia que ganhou a participação dos conselhos regionais de Farmácia, da Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária (SBFC), da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) e da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (Sbrafh). Ela aconteceu simultaneamente em todo o país.
ASCOM-CRF