Com a garantia do secretário de saúde do Estado de Alagoas, Alexandre Ayres, de que os farmacêuticos fazem parte da categoria dos trabalhadores de saúde, eles terão prioridade seguindo o cronograma de vacinação estabelecido pela secretaria.
O governo inicia a vacinação nesta terça-feira, 19 de janeiro, pelos profissionais de saúde da rede pública, população indígena e idosos com mais de 75 anos. Pouco mais de 70 mil doses vieram para o Estado e 35 mil pessoas devem ser vacinadas, isso porque a segunda dose da vacina é dada com 14 dias, e como não há previsão de receber mais doses neste período, o governo optou por guardar e fazer a imunização de forma correta.
Em entrevista ao site de notícia, G1 Alagoas, o secretário informou que nesta primeira etapa serão contemplados os cinco hospitais públicos e posteriormente os hospitais privados, contemplando assim um número maior de profissionais da saúde.
A expectativa é que nos próximos meses o Instituto Butantan produza 100 milhões de vacinas. O presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, Robert Nicácio, parabeniza o governo de Alagoas, pela forma como vem conduzindo as ações de combate a Covid-19. “Iniciar a imunização antes do previsto é uma vitória porque temos muitos farmacêuticos atuando na linha de frente, no serviço público, em hospitais e nos balcões das farmácias. O nosso desejo é que novas doses cheguem ao nosso Estado para que contemplem todos os profissionais de saúde e também a população alagoana”, comentou.
Fonte: Ascom CRF/AL