No domingo, 21 de janeiro, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL) esteve na orla da Pajuçara em Maceió fazendo atendimento de saúde a população, em comemoração ao dia Nacional do Farmacêutico. Os serviços prestados de forma gratuita foram aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, orientações sobre risco de automedicação, câncer de pele, uso racional de medicamentos e outros.
A presidente do CRF/AL, Mônica Meira, destacou que estas ações além do promover saúde traz também essa aproximação da população com o profissional farmacêutico. “Nestas ações a gente mostra que o farmacêutico pode fazer esse acompanhamento do paciente, essa é a nossa principal função: fazer a assistência farmacêutica. Hoje nós tivemos mais de 300 atendimentos durante toda manhã”, pontuou.
A aposentada, Leide Vieira que estava caminhando pela orla viu a ação dos farmacêuticos e decidiu para parar e fazer a verificação de pressão e o teste de glicemia capilar. “Eu adorei, o meu atendimento foi ótimo, recebi todas as orientações e volto pra casa mais tranquila por saber que está tudo bem”, comentou.
Quem também gostou da iniciativa do CRF/AL foi o pernambucano Severino Costa que estava passeando pela orla e viu o nome farmacêutico e curiosamente foi conhecer o que os profissionais estavam fazendo. “O trabalho do farmacêutico é magnifico, e pra minha surpresa minha taxa de glicemia deu alta e o farmacêutico me orientou que procurasse um laboratório para fazer a verificação dessa taxa e posteriormente ir ao médico. O atendimento foi maravilhoso”, disse o turista.
Fonte: Ascom CRF/AL