O farmacêutico Aquilis Gomes, do município de São Miguel dos Milagres, tem feito um trabalho diferenciado na cidade com os pacientes portadores de diabetes. De acordo com ele, ao assumir o cargo de farmacêutico daquela região, foi feito um levantamento para identificar quantos pacientes faziam uso de insulina por residência.
“Depois de oito meses chegamos ao número de 90 pacientes em todo município e percebemos que em algumas casas mais de uma pessoa faz uso de insulina e a partir daí iniciamos o trabalho de assistência farmacêutica”, disse.
Foram adquiridos os glicosímetros (aparelhos que permitem verificar a quantidade de açúcar no sangue) e distribuído um por casa juntamente com as lancetas e tiras. Segundo ele, se houver mais de um paciente na mesma residência, as tiras e lancetas são entregues de forma individual.
“Esse acompanhamento é mensal, conta com o apoio dos médicos e gestores do município. O conhecimento adquirido na minha formação foi aplicado aqui na região. Me sinto feliz em contribuir com a saúde da população e de saber que temos um Conselho de classe que valoriza a nossa profissão”, pontuou.
Para conseguir colocar em ação, o seu projeto de assistência farmacêutica aos pacientes hipertensos e diabéticos, Aquilis fez um levantamento do que havia na farmácia, desde o estoque de medicamentos até os insumos. “Foi quando vi que não tínhamos nada para se trabalhar. Aí comecei fazer uma ponte com médicos, enfermeiros e agentes de saúde para poder ter um número exato desses pacientes”, comentou.
O secretário-geral do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, Daniel Fortes, ressalta que o trabalho desenvolvido por Aquilis, só reforça a importância da assistência plena que é ter um profissional farmacêutico trabalhando durante todo funcionamento da unidade de saúde. “Foi graças ao trabalho do farmacêutico que estes pacientes estão sendo assistidos e isso contribui diretamente na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida daquela população”, comemorou.
Fonte: Ascom CRF/AL