O Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL) é parceiro da Sociedade Alagoana de Reumatologia que esta semana faz um alerta a sociedade sobre as doenças reumáticas e seus cuidados. O médico Diogo Lucas Barros explica que o mês do reumatismo é comemorado em outubro, mas o dia mundial do Lupus (10 de maio) e da Fibromialgia (12 de maio) é celebrado esta semana. “O mês de outubro é que engloba o mês do reumatismo, no entanto, a gente precisa orientar a sociedade sobre essas doenças que acabam por ser pouco conhecidas pela população mundial”, pontuou.
Robert Nicácio, vice-presidente do CRF/AL, afirma que o farmacêutico tem um papel importante no tratamento dessas doenças. “Junto com a equipe médica, nós orientamos os pacientes sobre o medicamento que ele vai tomar e para nós do CRF/AL é de grande satisfação ser parceiro da Sociedade Alagoana de Reumatologia nestas ações de saúde”, revelou.
Diogo Lucas também ressalta a importância do profissional de farmácia nesta ação. “Ele é quem vai fazer a dispensação e o controle da liberação de medicamentos de alto custo para o tratamento gratuito na doença crônica e autoimune sem cura, como são as doenças reumatologicas. Além disso, ele também explica ao paciente como armazenar e transportar esse medicamento”, destacou.
O médico informa que o tratamento dessas doenças é gratuito e neste sentido o farmacêutico é fundamental porque ele é quem é o responsável por fazer a dispensação desse medicamento pela Farmex (Farmácia de Medicamentos Excepcionais de Alagoas). “O bom relacionamento e o trabalho em conjunto do médico que prescreve e o farmacêutico que libera e orienta o paciente nas informações necessárias para adesão do tratamento são fundamentais para o resultado terapêutico positivo”, comentou.
Fonte: Ascom CRF/AL