A farmacêutica Eládia dos Santos assumiu em janeiro de 2017, a Secretaria Municipal de Saúde do município de Roteiro. Desde a sua posse, ela vem organizando a saúde do município e entre as medidas adotadas pela secretária estão mudanças na estrutura física dos prédios da saúde, como adotando ações de promoção a saúde naquela localidade. “Queremos uma saúde mais humanizada, estamos estruturando toda a nossa rede para um trabalho multidisciplinar oferecendo o melhor a nossa população”, afirmou.
Entre os serviços de promoção a saúde, a secretaria implantou o programa de combate ao tabagismo que vem sendo desenvolvidos nas comunidades da região por uma equipe multidisciplinar. Ela vem trabalhando também na construção de uma central de abastecimento farmacêutico para melhorar a logística de medicamentos e fazer uma dispensação mais próxima à população. “Desde que assumi a secretaria, coloquei como meta ofertar a nossa comunidade um serviço de saúde com mais qualidade e agilidade”, pontuou.
Eládia explica que o farmacêutico ao assumir a gestão da saúde mostra a sociedade que ele é tão capacitado quanto os demais profissionais de saúde e com um olhar diferenciado uma vez que na carreira profissional, ele pode assumir os cargos de gerente, sanitarista e auditor. “Sempre buscamos estabelecer rotinas padronizada afim de evitar erros. Colocamos em prática os valores e cuidados com o medicamentos em outras atividades. Olhar Farmacêutico na saúde pública é de acolhimento”, garantiu.
A secretária comentou que no seu município, a área farmacêutica precisa de uma atenção maior, por isso, ela tem se dedicado a projetos voltados para a construção de uma central de abastecimento farmacêutico e uma farmácia central. “Nosso projeto para construção contempla também a reforma das farmácias das UBS de acordo com as boas práticas de armazenamento e a inclusão dos farmacêuticos nas ações de saúde do nosso município”, pontuou.
Fonte: Ascom CRF/AL