Em tempos de pandemia, a farmacêutica Claudia Aires, que realizava o cuidado farmacêutico a pacientes hipertensos e/ou diabéticos e precisou adaptar o acompanhamento que fazia com os usuários na unidade de saúde em que trabalha, localizada no município de Maceió. “O atendimento era realizado na farmácia e com a pandemia, o espaço físico disponível não daria pra cumprir as normas de distanciamento”, revelou.
A solução encontrada por ela foi realizar o atendimento via aplicativo de mensagens. De acordo com a farmacêutica, a decisão se deu para preservar a saúde destes pacientes que fazem parte do grupo de risco, sendo fundamental, que eles cumpram o isolamento social. “Eles não devem ir as unidades de saúde, a não ser que seja caso de urgência. Estamos fazendo a dispensação de medicamento, por um tempo mais longo, exatamente para evitar que eles fiquem indo à unidade”, falou.
Ela explica que o atendimento acontece pela manhã e os pacientes podem tirar as dúvidas quanto ao uso dos medicamentos disponibilizados pelo SUS. “Essa foi uma forma que encontrei para ajudá-los neste momento, sem deixar de fazer o trabalho de assistência farmacêutica e resguardando a saúde de todos”, pontuou.
Fonte: Ascom CRF/AL