O Projeto Farmácia Viva conseguiu uma parceria importante com a Universidade Estadual de Alagoas que vai permitir o aprofundamento na área de pesquisa de seis espécies de plantas medicinais que brevemente serão distribuídas para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a farmacêutica do projeto, Cristiane Barros, a visita da profª Drª Nathalia Velasquez foi valiosa porque em breve as pesquisas sobre o Guaco ( Mikania glomerata), serão feitas análises físico-químicas, controle de qualidade entre outros aspectos.
“Através da professora Drª Natalia Velasquez em parceria com o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF-AL), toda a equipe envolvida com o projeto será capacitada com formação teórica e prática sobre plantas medicinais, desde a fase da planta até o desenvolvimento do medicamento”, pontuou.
O trabalho será desenvolvido no Poloagroalimentar de Arapiraca, que é parceiro, assim como PROPEP/UNEAL. De acordo com o farmacêutico Fernando Pimentel, que também participa do projeto, firmar parcerias só fortalece o projeto que é importante para a comunidade e que a partir de agora terá acesso à medicamentos fitoterápicos de qualidade. “Agradecemos ao reitor Jairo e a professora da Uneal Janesmar Cavalcanti, por nos ter cedido esse espaço”, disse.
Nathália revelou que se surpreendeu com o projeto que tem como objetivo destinar medicamentos fitoterápicos produzidos a partir de plantas medicinais cultivadas nas escolas municipais de Arapiraca. “É muito bom ver a comunidade incluída no projeto, a profª Edinalva Pinheiro que é a responsável pelo projeto teve uma iniciativa louvável sobretudo no sentido de contribuir na educação da comunidade em geral”, afirmou.
No último dia 08 de agosto, os trabalhos foram iniciados com o minicurso acerca da teoria de formulação de fitoterápicos a partir de plantas, no PoloTecnológico Agroalimentar. O reitor da Uneal Jairo José Campos da Costa enfatizou a importância social da parceria. “Parcerias como estas demonstram o verdadeiro potencial do Polo. Medicamentos naturais, produzidos em nossos laboratórios do Polo Agroalimentar de Arapiraca, poderão chegar ainda mais à população, com a certeza da qualidade e propriedades fitoterápicas. Parabéns a todos os envolvidos.
Fonte: Ascom CRF/AL com Agência Alagoas
