O Conselho Regional de Farmácia de Alagoas promoveu no sábado, 15 de maio, na cidade de Arapiraca o evento: Especializa farmacêutico que contou com os temas: principais alterações laboratoriais e a Covid-19 ministrado pelo prof Dr. Abel Lira e Métodos contraceptivos pelo prof Me Carlos Andrade Junior.
A primeira palestra foi do farmacêutico Abel Pinheiro que trouxe orientações aos farmacêuticos sobre o período de janela de cada teste, seja ele RT-PCR ou sorológico. “Conseguimos esclarecer muitas dúvidas dos profissionais que estão atuando na linha de frente e realizando testes na rede pública e privada”, falou.
Oportunidades como esta, promovida pelo CRF/AL, valoriza os farmacêuticos alagoanos e promove uma capacitação de qualidade. “Quem ganha é a população que terá um atendimento qualificado. Além claro, de fortalecer a categoria farmacêutica”, comemorou.
Carlos Andrade Junior fez um histórico sobre os métodos contraceptivos utilizados na humanidade, trouxe uma classificação dos métodos e por fim apresentou os métodos contraceptivos hormonais. “Conversamos não apenas sobre os métodos hormonais femininos, mas também sobre o masculino mostrando as novidades existentes no mercado”, pontuou.
O professor também tratou da endometriose, uma doença que atinge cerca de 20% das mulheres em idade fértil e mostrou as causas e o tratamento, que segundo ele, é o uso do contraceptivo oral de forma contínua. “Por fim, mostramos os métodos contraceptivos injetáveis que podem ser mensais ou trimestrais”, disse.
Para ele, a iniciativa do CRF/AL em promover palestras como esta é fundamental para atualização dos profissionais alagoanos. “Estou muito feliz com o resultado. O público interagiu bastante e em breve estaremos em Maceió levando também estas informações”, afirmou.
Fonte: Ascom CRF/AL