A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) estima que no país existe entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas com hepatite, mas só cerca de 300 mil sabem que têm a doença. Para ajudar a população a identificar se é portadora ou não dessa patologia, a drogaria Nossa Senhora da Saúde, no município de Batalha, promoveu uma ação Hepatite Zero em parceria com Rotary Clube de Batalha.
Fabrina Matias, farmacêutica e proprietária, explicou que o objetivo da ação foi orientar a população sobre os sintomas, sinais e tratamento da doença. “Nós realizamos 100 testes e entregamos folhetos informativos a população. É o farmacêutico que está mais próximo do paciente e essas ações só mostram como esse profissional de saúde é importante para o bem estar das pessoas”, revelou. O evento aconteceu no dia 28 de julho, dia mundial de combate a hepatite viral. Além dela, o farmacêutico Fellipe José também participou da ação.
Alexandre Correia, presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, reforça que iniciativas como estas, sobretudo no interior do Estado, é muito importante. “A gente sabe a realidade da saúde no Brasil e em Alagoas, e promover ações de orientação sobre as doenças é ajudar na prevenção e com isso, reduzir os gastos com o tratamento da doença. Parabéns a todos os envolvidos nesta ação”, comentou.
Fonte: Ascom CRF/AL