O Conselho Regional de Farmácia de Alagoas iniciou a semana de comemoração do dia Nacional do farmacêutico com ação de atendimento à população de orientação sobre os riscos da automedicação, sobre descarte de medicamentos e também com os serviços de saúde de aferição de pressão e teste de glicemia capilar, no município de Arapiraca.
A presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, Mônica Meira, destacou que esse contato com a população é importante porque o farmacêutico realiza diversos serviços dentro da farmácia e de forma gratuita. “Estamos resgatando a essência da nossa profissão que é assistência farmacêutica, então, a população precisa ter esse conhecimento e são por meio dessas ações que a gente vai mostrando a nossa verdadeira atividade”, comentou.
Para o estudante Gleidson Barbosa a ação do Conselho é importante porque a gente pode saber como está a nossa saúde. “Eu verifiquei a minha pressão e fui saber se o meu corpo estava bem. O atendimento foi muito bom, o farmacêutico disse que eu preciso baixar o peso e fazer exercício físico para ficar com as minhas taxas na média”, falou.
Maria Paulina dos Santos, que é hipertensa, gostou da assistência prestada pela farmacêutica que orientou a forma correta de tomar a sua medicação como também praticar exercícios. “Foi muito importante as informações que ela me passou”, pontuou.
O idoso Justino dos Santos elogiou o atendimento do profissional farmacêutico. “Ela me disse que eu estou de bem de saúde e pediu que eu continuasse assim, tomando o medicamento na hora certa”, revelou.
Na ação da sexta, 19, o CRF/AL atendeu aproximadamente 130 pessoas na Praça Luiz Pereira Lima, no centro de Arapiraca. As atividades comemorativas continuam neste sábado, 20, com palestras para os profissionais e estudantes e no domingo, 21, com a ação na Orla da Pajuçara.
Fonte: Ascom CRF/AL