A partir desta segunda-feira (3) até a sexta-feira (7), das 10h às 18h, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL) está participando da Semana do Meio Ambiente Maceió Mais Sustentável, em alusão do Dia do Meio Ambiente, que é comemorado no dia 05 de junho. A campanha de conscientização envolve o descarte de resíduos que não podem ser descartados no lixo comum, como os medicamentos, lâmpadas florescentes, eletroeletrônicos, pilhas e baterias. Durante esta semana, o CRF/AL estará na área externa do Maceió Shopping (próximo a Mc Donalds) realizando a coleta de medicamentos vencidos ou em desuso em quantidade domiciliar.
De acordo com a presidente do conselho, Mônica Meira, a população deve estar atenta ao período de consumo do medicamento. “Sempre que for a uma drogaria ou farmácia, o consumidor deve realizar um pequeno check-list com o seu farmacêutico, pois o mesmo é um profissional da saúde habilitado a fornecer orientações sobre todos os tipos de medicamentos, dosagens e horários de consumo. Vale lembrar que o farmacêutico também pode orientar e reforçar as orientações médicas descritas legivelmente na prescrição, além de informar o período de validade e formas de conservar o remédio. Em caso de vencimento da medicação, a população deve procurar o estabelecimento de saúde onde foi adquirido a medicação para o descarte adequado, evitando assim a poluição ao meio ambiente”.
Drogarias e farmácias em cidades com pelo menos 30 mil habitantes, ficam obrigadas a manter, dentro de seus estabelecimentos, pelo menos um ponto de coleta de medicamentos. Essa determinação é uma das maneiras de favorecer a participação do consumidor e garantir o sucesso da logística reversa. Para que o sistema funcione adequadamente, um dos pontos fundamentais é o consumidor depositar as sobras dos produtos pós-uso. No caso dos remédios, aqueles em desuso ou vencidos.
Os mediamentos, quando descartados sem critérios, podem causar degradação ambiental e comprometer a saúde da população. A logística reversa pode ser fundamental para atenuar esses riscos. O conceito ganhou força a partir da publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com a Lei nº 12.305, de agosto de 2010.
A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.
Em Alagoas, temos a empresa Serquip que possui experiência em tratamento de resíduos sólidos, prestando o serviço de coleta, transporte, tratamento e gerenciamento de resíduos provenientes de serviços da saúde e industriais. Os medicamentos coletados pela empresa são transportados em bombonas vedadas até a sede da empresa onde é realizado o processo de incineração, finalizando o ciclo de vida do medicamento vencido ou em desuso. Nós do CRF/AL agradecemos a parceria da Serquip Alagoas em nossas ações sociais.
O consumidor pode descartar seus medicamentos nos pontos fixos na capital alagoana, são eles: Ao Phamacêutico (na Av. João Davino – Jatiúca) e na farmácia A Fórmula, no Maceió Shopping. A Fórmula só recebe os próprios medicamentos, as outras localidades recebem todos os outros tipos de medicamentos.
A campanha de descarte de medicamentos acontece até a próxima sexta-feira (7), no Maceió Shopping, e se encerra no domingo (9) com atividades de conscientização na Rua Fechada, na orla da Ponta Verde, a partir das 8h.
Ascom CRF/AL