O piso salarial dos farmacêuticos foi tema de fala do deputado federal Ricardo Silva (PSD-SP), que é relator do projeto de lei (PL) 1559/21 e apensados que trata do piso nacional dos farmacêuticos, durante a sessão ordinária das Câmaras dos Deputados no dia 13 de junho.
O parlamentar ressaltou a importância da classe no enfrentamento da Covid-19, onde atuam na linha de frente no combate ao vírus e demais doenças: “Quando vai um paciente no balcão de uma farmácia, ele vai com um vírus. E o farmacêutico não faz diferença, porque é profissional da saúde. São pessoas que salvam vidas e são profissionais que também perderam a vida durante a pandemia”.
Ricardo Silva parabenizou o Conselho Federal de Farmácia (CFF) pelo empenho na aprovação do projeto. Ainda salientou que os PLs são para todos os farmacêuticos, seja ele da iniciativa privada ou da rede pública. Fábio Pacheco, presidente do CRF/AL, afirma que a aprovação de piso nacional dos farmacêuticos fortalece e valoriza a categoria. “Com a dificuldade de acesso ao médico, os farmacêuticos se tornam o profissional de saúde mais próximo da população e a aprovação do PL fortalece, reconhece e valoriza o farmacêutico que está ali na farmácia fazendo os primeiros atendimentos”, pontuou.
Evento em São Paulo
Na noite desta quinta-feira, dia 9 de junho, o diretor secretário-geral do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Gustavo Pires, participou de um evento, em Ribeirão Preto/SP, com entidades farmacêuticas, profissionais e estudantes de Farmácia para debater o piso salarial nacional dos farmacêuticos. “Este é um momento de unirmos forças em prol de um objetivo único, que é a aprovação do piso salarial nacional para o farmacêutico. O conselho federal está empenhado nisso e precisamos somar apoio de toda a categoria, principalmente, para pressionar os deputados federais da CSSF em suas bases”, afirmou.
Também participaram do evento, membros da diretoria do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), como a vice-presidente, Luciana Canetto, a diretora-tesoureira, Danyelle Marini, e o secretário-geral, Adriano Falvo, delegados regionais do CRF-SP, além de representantes do Sindicato dos Farmacêuticos de São Paulo (Sinfar-SP), da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e coordenadores dos cursos de graduação em Farmácia de Ribeirão Preto.
Atualmente, há quatro projetos de lei que pretendem aprovar o piso do farmacêutico e a ideia é que o relator elabore um texto único, que contemple as expectativas dos profissionais e da sociedade, demonstrando a valorização do papel do farmacêutico, essencial para a saúde pública do País.
Você já votou na enquete do PL 1559/21 e apensados? Clique em CONCORDO TOTALMENTE no site de Câmara dos Deputados. Acesse: http://valorizeofarmaceutico.cff.org.br
Fonte: Comunicação CFF