“A interpretação de exames laboratoriais é importante em todos os setores da farmácia”, foi assim que a presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, Mônica Meira, iniciou o seu curso de interpretação de exames laboratoriais na farmácia clínica. Mais de 60 alunos, entre estudantes e farmacêuticos participaram do curso promovido pelo programa de educação continuada neste sábado, 26.
Mônica Meira revela que a interpretação correta vai interferir diretamente no acompanhamento feito ao paciente, seja para um diagnóstico, um controle ou mesmo na assistência farmacêutica. “Existem vários motivos para se analisar um exame, e como o farmacêutico tem mais tempo com os pacientes e fica mais fácil orientar com base nos exames”, analisou.
De acordo com ela, algumas doenças, a exemplo da diabetes e hipertensão arterial são rotineiras para os farmacêuticos que fazem esses atendimentos na farmácia comunitária e com a volta do consultório farmacêutico a interpretação de exames laboratoriais é fundamental para que a orientação seja feita corretamente. “É com base na interpretação e comparação de um exame com outro que o farmacêutico poderá ver a evolução desse paciente, inclusive do ponto de vista farmacoterapeutico”, explicou.
Fonte: Ascom CRF/AL