O Conselho Regional de Farmácia de Alagoas é uma instituição que faz parte do Programa Nacional de Prevenção a Corrupção (PNPC) criado pelo Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União. O objetivo do programa é valorizar e incentivar as organizações públicas do Brasil a se conhecerem e melhorarem seus padrões de integridade.
Como organização certificada, o CRF/AL passa a ser um promotor da integridade e da ética e uma autarquia pública honesta. Robert Nicácio, presidente do CRF/AL, diz que receber este selo é um reconhecimento que estamos no caminho certo. “Passamos pelo processo de autoavaliação e vamos continuar implementando as boas práticas de prevenção, detecção, investigação, correção, monitoramento e transparência”, disse.
O Programa tem caráter educativo e oferece orientações, treinamentos e modelos, além de dispor de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação dos mecanismos de controle à corrupção. O público alvo são todos os gestores das organizações públicas (das três esferas de governo e dos três poderes em todos os estados da federação).
Como funciona o programa?
Por meio de uma plataforma de autosserviço online contínua, o gestor terá a oportunidade de avaliar sua instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, ele terá acesso a um plano de ação específico que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades da sua entidade.
O PNPC conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Fonte: Ascom CRF/AL