Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas com o apoio dos estudantes de farmácia da Universidade Maurício de Nassau realizaram na manhã desta segunda-feira, 14 a ação de combate ao diabetes.
Estudantes de outros cursos bem como funcionários da instituição tiveram a sua disposição testes de glicemia que é o exame utilizado para medir o nível de açúcar no sangue, auxiliando assim na monitorização do tratamento do diabetes.
O vice-presidente do CRF/AL, Robert Nicácio que coordenou a ação explicou que esse contato com o público é importante porque fortalece a atuação do profissional farmacêutico, além de auxiliar os estudantes com atividades práticas. “De posse dos resultados que foram entregues na hora, a gente orienta procurar o médico caso seja necessário. Ações como esta são importantes porque a diabetes é uma doença que tem controle”, revelou.
Um relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em abril deste ano mostrou que mais de 422 milhões de adultos em todo o mundo viviam com diabetes em 2014, quatro vezes mais do que em 1980. No Brasil, a prevalência da diabetes é de 8,1%, ligeiramente abaixo da média mundial, e é maior nas mulheres (8,8%) do que nos homens (7,4%).
O excesso de peso afeta 54,2% dos brasileiros, a obesidade 20,1% e a inatividade física 27,2. A diabetes provoca a morte de 72.200 brasileiros com mais de 30 anos e representa 6% de todas as mortes. O excesso de glicose no sangue é responsável por mais 106.600 mortes por ano no Brasil.
Fonte: Ascom CRF/AL