O Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL) em parceria com a Uninassau promove nos dias 8 e 9 de dezembro o curso como implantar um consultório farmacêutico e interpretação clínica de exames laboratoriais.
O vice-presidente do CRF/AL, Robert Nicácio, explicou que a ideia é mostrar aos farmacêuticos que eles podem fazer esse tipo de serviço tanto em seus negócios, como nos locais onde trabalham. “Precisamos implantar os consultórios farmacêuticos, isso é bom para o profissional, bom para o paciente e bom para a empresa porque fideliza o seu cliente”, pontuou.
Paulo Vicente, que é farmacêutico e presidente da SBFFC- Rio de Janeiro, vai falar da importância de se implantar um consultório farmacêutico, local, que segundo ele é onde o farmacêutico coloca em prática os seus conhecimentos. “É ali onde ele aplica os conceitos e as práticas da farmácia clínica para auxiliar o paciente na busca da sua saúde. Essa é essência da nossa profissão, e ela ficou perdida durante décadas aqui no Brasil quando a farmácia se tornou um mero estabelecimento comercial no qual não se importava com a saúde e o bem estar do paciente, mas apenas no interesse em vender para seus clientes”, pontuou.
Ele explicou que o objetivo do curso é oferecer aos farmacêuticos as ferramentas necessárias para entender como implantar o seu consultório atendendo as normas sanitárias, legais, fiscais e profissionais. “Vamos trabalhar também o planejamento estratégico na escolha do local, layout, equipamentos, suprimentos, material de marketing. Enfim, tudo que será necessário para o farmacêutico ter o seu espaço adequado para as práticas dos serviços clínicos farmacêuticos”, garantiu.
No intuito de fortalecer esse atendimento no consultório farmacêutico, o profissional também poderá no seu atendimento auxiliar o paciente na interpretação clínica dos exames laboratoriais. De acordo Rodolfo Fernandes, essa é uma ferramenta importante na atuação clínica do farmacêutico já que ele permite realizar o monitoramento fármaco terapêutico do paciente. “Essa é uma área que vem crescendo. Vamos fazer a discussão de casos clínicos, passando pela semiologia, farmacologia, parte clínica e exames laboratoriais”, revelou.
Ainda durante o curso serão discutidas as solicitações dos exames laboratoriais, interpretação clínica do hemograma, dos marcadores bioquímicos, de exame de urina e EAS. “Nessas discussões nós vamos tratar de algumas patologias, a exemplo das doenças hepáticas, diabetes, doenças renais, infecções e outras que podem ser identificadas na interpretação destes exames”, comentou.
Para participar basta fazer a sua inscrição e levar uma lata de leite no dia do curso.
Fonte: Ascom CRF/AL