Cerca de 50 farmacêuticos participaram do primeiro dia do curso do Cuidados Farmacêuticos no SUS, capacitação em serviços promovido pelo Conselho Federal de Farmácia em parceria com o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas . A professora Wallery Reis explicou que as aulas são divididas em módulos teóricos e práticos trazendo conhecimento para que que eles desenvolvam suas habilidades na implantação dos serviços clínicos nas unidades de saúde.
“Além do curso, os farmacêuticos terão à sua disposição tutores para acompanhá-los na prática ajudando nos problemas que estarão enfrentando”, pontuou.
Nesse primeiro módulo estão sendo discutidos os serviços farmacêuticos clínicos com uma visão geral sobre o que são esses serviços, as legislações mais importantes e a saúde baseada em evidências.
“A gente vai ensinar ao farmacêutico a fazer busca, a encontrar a informação de maneira fácil com as ferramentas que existem disponíveis pelo Conselho Federal, do Ministério da Saúde para melhorar a prática clínica farmacêutica”, informou.
Vallery ressaltou que o objetivo do curso é mudar essa ideia de que o farmacêutico tem que atuar somente na logística da assistência farmacêutica, que é a programação e entrega de medicamentos, afinal dados mundiais mostram que mais de 50% das pessoas não usam o medicamento de forma correta.
“Além do acesso é preciso que os farmacêuticos trabalhem a adesão do paciente, a assistência adequada e hoje, ninguém faz esse trabalho direto com os pacientes”, lamentou.
A ideia é fazer um trabalho multidisciplinar junto com os outros profissionais de saúde daquela unidade no intuito de otimizar as condições de saúde do paciente. “Hoje esse nosso direito a saúde é quebrado porque o medicamento é entregue sem orientação, a gente não empodera o paciente ao seu cuidado, a gente não traz ele para dentro da vivencia do medicamento e muitas vezes ele trabalha o tratamento”, analisou.
A expectativa é que os farmacêuticos saiam do curso com a proposta de mudança na sua rotina dentro da unidade de saúde, tudo isso com a anuência dos gestores para que o profissional tenha condições de trabalhar. “Parabéns ao Conselho de Farmácia de Alagoas que tem incentivado aos profissionais a se qualificar e se aperfeiçoar e o que nós queremos é que ela dê mais frutos”, comemorou.
Para o farmacêutico Wagner Torres que atua no SUS, o curso tem apresentado a realidade do sistema único de saúde e apresentado alternativas de como o farmacêutico pode ampliar a sua atuação dentro do seu lugar de trabalho. “Tem ido além das minhas expectativas”, garantiu.
Fonte: Ascom CRF/AL