O Conselho Regional de Farmácia de Alagoas encaminhou, no dia 08 de janeiro de 2021, um ofício ao gabinete do Secretário de Saúde de Maceió, Pedro Madeiro, solicitando que os farmacêuticos da capital façam parte do grupo prioritário da vacinação da Covid-19 na primeira fase da imunização.
Na solicitação feita a Prefeitura de Maceió, o presidente do CRF/AL, Robert Nicácio, pede que os farmacêuticos contemplados não sejam apenas do setor público, mas também dos estabelecimentos de saúde particulares, a exemplo dos laboratórios, farmácias e outros.
“Durante o lockdown as farmácias, postos de saúdes, unidades hospitalares foram considerados serviços essenciais e em cada um destes locais nós temos farmacêuticos trabalhando, por isso, solicitamos ao secretário de saúde que todos os profissionais farmacêuticos façam parte do grupo prioritário na primeira fase da imunização”, ressaltou.
De acordo com ele, a medida foi adotada em virtude dos relatos recebidos de que em outras campanhas de imunização os farmacêuticos encontraram dificuldade de serem vacinados no grupo prioritário. “Decidimos pela comunicação oficial junto a Sesau porque entendemos que as secretarias de saúde tem autonomia quanto a estratégia de vacinação”, afirmou.
Fonte: Ascom CRF/AL