O Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL) com o apoio do Conselho Federal de Farmácia, Sindicato dos Farmacêuticos de Alagoas (Sindfal) e a Sociedade Brasileira de Farmácias e Farmacêuticos Comunitários (SBFFC) promoveu na noite desta sexta-feira, 19, uma palestra voltada para os farmacêuticos empreendedores. Gilson Fantini trouxe o tema Gestão em Farmácia: como empreender com a Farma &Farma. Ele que é supervisor de vendas pontuou que o negócio precisa ter um posicionamento no mercado. “Eles podem se posicionar de forma competitiva como as grandes redes e com todas as farmácias e para isso ele precisa aprender algumas regrinhas”, afirmou.
De acordo com ele é preciso que tenha uma identidade própria e acreditar que seja capaz de fazer isso e para isso é necessário informação para buscar o caminho do sucesso do seu negócio. “Ele vai ter uma oportunidade grande de aplicar o conhecimento que foi adquirido hoje”, destacou. Gilson pontua que as linhas de créditos estão disponíveis para os empreendedores tanto na rede privada quanto nas instituições públicas e entrar no mercado para ganhar dinheiro.
Um ponto importante que ele destaca é que o cenário na capital é concentrado numa única bandeira que é a popular e com isso, os proprietários de farmácia que acompanha essa ‘onda’ acaba perdendo espaço competitivo e tornando-se mais uma. “As grandes redes se posicionam de forma diferente, em locais adequados e o pequeno empreendedor pela falta de conhecimento vai na ‘carona’ do que tem no mercado e entrando de forma errada porque ele não consegue competir com o mercado”, alertou.
Gilson reafirma que o negócio dele tem que ser diferente, trabalhando com um mix de produto diversificado não ficando concentrado na venda de medicamentos. “Farmácia não é só isso, é um ambiente de saúde e existem diversas outras atividades, como por exemplo, o serviço que traz a ele um diferencial. É preciso trabalhar a necessidade do cliente, que são outros produtos que não apenas o medicamento”, afirmou.
Alexandre Correia, presidente do CRF/AL, revelou que os participantes tiveram a oportunidade de aprender como manter seus clientes fieis ao seu negócio. “A ideia é que os donos de farmácia possam alavancar os seus negócios num cenário de mercado competitivo. Ainda que o peso seja o item principal na escolha da farmácia”, comentou.
Ascom-CRF/AL