O conselheiro, Renê Gondim, participa da 1ª Conferência Nacional em Vigilância em Saúde que acontece em Brasília até a próxima sexta-feira, 02 de março. O tema central do encontro é a “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS) Público de Qualidade”, onde são discutidas políticas públicas para fortalecer as ações de promoção e proteção à saúde dos brasileiros.
O evento reúne mais de duas mil pessoas de todos os estados do Brasil que participaram de centenas de conferências municipais, estaduais, distritais, macroregionais e plenárias. Entre os participantes, estão acadêmicos, especialistas, conselheiros de saúde, trabalhadores, usuários e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo é, coletivamente, construir um modelo de atenção à saúde que reduza o risco de doenças e outros agravos, além de nortear as ações do Ministério da Saúde na área, as organizações e especialistas que participam do evento também debatem o fortalecimento do SUS, a democracia, a importância do olhar para o território, as responsabilidades do poder público e o lugar da Vigilância em Saúde no SUS.
Segundo o CNS, vigilância em saúde inclui a vigilância sanitária, a epidemiológica, a ambiental e a de saúde do trabalhador, com atividades de prevenção e promoção da saúde. Com as ações da área, é possível promover mais qualidade de vida. A Conferência Nacional de Vigilância em Saúde é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e acontece no Centro de Eventos da Ascade, em Brasília.
Renê destaca que o importante desse encontro é reforçar a participação dos farmacêuticos nas políticas públicas de saúde. “Conseguimos, recentemente, avanços na nossa profissão dentro do SUS e estar aqui para participar dessa discussão coletiva é reforçar a importância do farmacêutico nesse processo da saúde”, afirmou.
Fonte: Ascom CRF/AL com Portal Vermelho