Em parceria com o Sindicato dos Farmacêuticos de Alagoas, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas promoveu nos dias 11,12,13 e 14 de setembro a terceira edição do Congresso Alagoano de Farmácia. O evento reuniu aproximadamente 800 pessoas, entre estudantes de farmácia e farmacêuticos.
Daniel Fortes, presidente do CRF/AL, destacou que foram dias de muito aprendizado e, sobretudo, de troca de conhecimento. “Conseguimos contemplar diversas áreas da farmácia, e trouxemos profissionais de diversos Estados brasileiros. Reunimos em Maceió, grandes nomes da farmácia nacional e local”, falou.
O presidente do Sindfal, Alexandre Correia, pontuou que evento como este fortalece a profissão em Alagoas. “Não há maneira melhor que comemorar o dia internacional do farmacêutico com conhecimento, por isso, propusemos a parceira com o CRF/AL na realização deste congresso. Entendemos que parcerias como estas fortalecem a profissão farmacêutica em nosso Estado”.
A farmacêutica Emmanuela Gomes, uma das palestrantes do Congresso, agradeceu o convite do CRF/AL e do Sindfal, para falar sobre soroterapia. De acordo com ela, este é um tema fértil e pouco explorado pelos farmacêuticos, por isso, “a oportunidade de levar conhecimento é permitir que os profissionais alagoanos possam conhecer este novo segmento e ao mesmo tempo dividir experiências com aqueles que atuam na área da pesquisa seja no nosso Estado ou fora dele”.
Marcelo Polacow, presidente do CRF/SP, foi um dos palestrantes do congresso com o tema: novas oportunidades do farmacêutico com a regulamentação da saúde digital e inteligência artificial. “A tecnologia vem para auxiliar o trabalho do farmacêutico e sem deixar de lado a humanização no atendimento. Fico feliz em compartilhar conhecimento e nós tivemos um congresso de altíssimo nível, com informação e conhecimento para todos os farmacêuticos alagoanos”.
Apresentação de trabalhos
Paralelo a programação de palestras e minicursos, o III Conafar contou com a apresentação de trabalhos científicos. Ao todo foram inscritos 23 trabalhos que foram avaliados por professores e também profissionais que atuam no mercado.
Flávia Dabbur, secretária-geral do CRF/AL, foi a coordenadora técnico científica deste evento. “É muito bom a gente mostrar o que vem sendo produzidos pelos estudantes que muito em breve serão os profissionais que atuarão no mercado. Selecionamos os trabalhos que foram apresentados e avaliados”.