A Comissão de Ensino do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas teve sua primeira reunião do ano de 2017, nesta quinta-feira, 16. Nessa retomada das atividades, os membros da comissão discutiram assuntos relevantes voltados para qualificação profissional, que vão desde cursos de capacitação até o acompanhamento dos cursos de graduação em farmácia.
Mônica Meira, presidente da Comissão, destacou que 2017 será o ano de aproximação com as faculdades e estudantes de farmácia. “Nossa ideia é trazer os estudantes para dentro do Conselho para que eles possam auxiliar na comissão de ensino e no Comitê jovem que está em formação”, pontuou.
Segundo a presidente, será realizada uma pesquisa junto às faculdades que ofertam o curso de farmácia para que se possa fazer um diagnóstico do ensino. “A pesquisa vai ser aplicada tanto para estudantes como para os coordenadores de curso. O que nós queremos é que os profissionais cheguem ao mercado com uma formação impecável”, destacou.
O professor Rui Reys, que é membro da Comissão, informou que esse ano a comissão conta com novos membros, que são os professores da faculdade Pitágoras. “Hoje a nossa comissão conta com professores das quatros instituições de ensino que ofertam o curso de farmácia, e com isso, a gente consegue trazer um futuro promissor para os cursos em Alagoas”, argumentou.
Ele revelou que também foi definido os tramites do processo da comissão. “Existem todas essas questões burocráticas e na reunião de ontem, nós organizamos como esses processos irão andar para que a gente possa dar a resposta o mais rápido possível”, falou.
Ensino a distância
A comissão discutiu o ensino a distância e o posicionamento é contrário a esse tipo de modalidade para o curso de farmácia. “O curso é prático, por isso, defendemos um curso presencial”, afirmou Mônica.
O professor Rui Reys já adiantou que vai participar, em Brasília, encontro de representantes das entidades dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS) que integram o fórum para debater sobre a problemática do ensino a distância nos cursos de graduação.
Cursos de Qualificação
Mônica Meira revelou que a comissão está organizando o II Congresso Alagoano de Farmácia que deve acontecer ainda este ano.
Fonte: Ascom-CRF/AL