“O tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo mundo”, afirmou a farmacêutica Cinthia Caldas que veio para Alagoas ministrar o curso sobre atuação do farmacêutico na cessação do tabagismo, que acontece no sábado, 21, na sede do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, em Maceió.
De acordo com ela, o profissional farmacêutico faz o rastreamento para identificar quem são essas pessoas e oferecer a educação em saúde para que eles tomem a decisão de viver livre do cigarro. “Com a decisão, o farmacêutico atua clinicamente no acompanhamento desse paciente promovendo o aconselhamento comportamental, inclusive com a prescrição de terapia de nicotina durante a avaliação desse paciente”, explicou.
Cinthia revelou que esse acompanhamento é de caráter ambulatorial sendo feito nas unidades básicas de saúde assim como na farmácia particular, uma vez que ela é um estabelecimento de saúde. “Essa é uma oportunidade de levar saúde para população”, garantiu.
Segundo, a farmacêutica, capacitar os profissionais de Alagoas em mais uma das atuações dos farmacêuticos é trazer segurança e permitir que ele se empoderem desta atuação clínica. “Desta forma estamos levando mais saúde para população, e cumprindo o dever de proteger a sociedade, que é uma das premissas do Conselho”, garantiu.
A presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, Mônica Meira, revelou que a cada curso realizado pela instituição são apresentadas as diversas áreas de atuação do farmacêutico. “Estamos encorajando o farmacêutico a assumir o seu papel como profissional de saúde no acompanhamento dos pacientes, inclusive na parte clínica”, afirmou.
Fonte: Ascom CRF/AL