Os farmacêuticos da região Agreste e Sertão de Alagoas no sábado, 10, tiveram a oportunidade de ter um dia voltado ao conhecimento e atualização. Essa é mais ação no núcleo de educação continuada do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL).
Na abertura do encontro, o presidente do CRF/AL, Alexandre Correia destacou a importância da aproximação com os profissionais que não estão na capital. “Trazer esse curso aqui para Arapiraca foi muito bom porque contamos com a presença dos profissionais da cidade e regiões circunvizinhas”. De acordo com ele, os profissionais farmacêuticos que participaram do encontro tiveram a oportunidade de discutir temas importantes com os melhores profissionais da área.
Fernando Minervo, que é especialista em hematologia clínica, que trouxe como tema da sua palestra, a interpretação do eritrograma e a importância da classificação morfofisiológica das anemias, ressaltou aos profissionais que trabalham com a parte de analise clínica que é de fundamental importância observar como essas hemácias irão se apresentar porque é por meio dela que será possível identificar o tipo de anemia que esse paciente apresenta. “É através da forma que essas hemácias vão se apresentar no exame elas serão condizentes a algum tipo de anemia, que pode ser por deficiência de ferro, hemolítica, por deficiência de vitamina B12 e outros”, pontuou.
Robert Nicácio, vice-presidente do CRF/AL, revelou que o evento foi um dos primeiros frutos da Câmara Técnica Mista do Conselho que funciona em Arapiraca é composto por nove membros representando um segmento diferente da profissão, que vão desde o serviço público até o proprietário farmacêutico. “A Câmara se reúne uma vez por mês na seccional do CRF/AL em Arapiraca e nela debatemos as melhorias para categoria, sobretudo, para o interior do Estado que é onde atuamos de maneira mais próxima”.
Estiveram presentes na solenidade de abertura: Saulo Sales e Jaelson Carnaúba, representando a vigilância sanitária de Arapiraca, Hugo Alexandre presidente do SINDFAL, Rommel Carvalho representando o SINDFAL interior, Robert Nicácio e Lizete Viturino, diretoria do CRF/AL e Gildo Silva, conselheiro federal.
Ascom/CRF-AL