
De acordo com Saulo Sales, coordenador do projeto, o intuito é alinhar todos os profissionais que atuam na dispensação desses medicamentos aos pacientes. “É muito comum encontrarmos falsificação de receita, de carimbo de médicos, quantidade fora da permitida e exatamente para evitar que esses profissionais e estabelecimentos sejam atuados é que estamos promovendo essa palestra”, comentou.
O vice-presidente do CRF/AL, Robert Nicácio, destacou a importância dessa parceria com a vigilância sanitária que faz esse trabalho no município de Arapiraca. “Além de orientar os profissionais de farmácia, nós também mostramos como é atuação da fiscalização do Conselho nos estabelecimentos. A ideia é que a gente possa garantir que a segurança dos pacientes com a presença do farmacêutico nestes locais”, revelou.
Saulo disse que esse é um trabalho de prevenção, sobretudo com relação ao tráfico de drogas e caixa dois, já que esses medicamentos que necessitam de receitas são controlados. “A partir de janeiro se encontrarmos irregularidades vamos punir os estabelecimentos, desde o bloqueio dos armários das farmácias até a infração para as empresas”, garantiu.
Para o representante da vigilância sanitária, a parceria do CRF/AL é fundamental para o sucesso dessa palestra. “O conselho é quem faz a convocação desses profissionais e nós precisamos dessa parceria para atingir o maior número possível de farmacêuticos”, pontuou.
A palestra será aberta também para os estudantes que estejam nos dois últimos períodos do curso de farmácia.