Em uma iniciativa inovadora, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, promoveu no sábado, 25, o I Encontro dos Farmacêuticos Proprietários cujo objetivo foi proporcionar um conhecimento mais direcionado à gestão farmacêutica. A presidente do CRF/AL, Mônica Meira, disse que a programação foi cuidadosamente pensada para atender as necessidades destes profissionais.
“Trouxemos experiências de sucesso de outros farmacêuticos proprietários. Adriano Falvo é um exemplo deles e veio a Alagoas contar um pouco da sua trajetória como gestor”, falou a presidente.
Adriano que tratou do tema gestão e empreendedorismo falou um pouco sobre margem de lucro real da empresa e sobre os descontos, trazendo as ameaças e oportunidades e apresentando alternativas para competição de outras formas e não simplesmente no preço. “Quando eles começam a trabalhar pensando em se tornarem competitivos com as redes na venda de medicamentos, eles quebram, é o que as redes querem”, alertou.
Uma das orientações deixadas por Adriano é que os proprietários farmacêuticos pensem na criação de convênios de forma diferenciada, conhecendo o seu público pra trabalhar com produtos direcionados aquela clientela. “A ideia é que eles tenham um pouco mais de competividade e fidelidade com seus clientes”, revelou.
Felipe Gaia, consultor do Sebrae, falou sobre logística e qualidade. De acordo com ele, é importante que o proprietário conheça os produtos que mais giram e que mais deixam lucro para farmácia. “Conhecendo o estoque, se evita a perda de dinheiro”, informou.
Um dos pontos que devem ser observados é a validade dos produtos, a organização do produtos nas prateleiras, o layout da farmácia que, segundo Felipe, impactam diretamente no lucro da empresa. “A compra errada de um produto pode trazer prejuízos ao proprietário. Então é importante que eles tenham um fluxo dentro da sua farmácia, de como realizar cada processo para evitar prejuízos”, pontuou.
Fonte: Ascom CRF/AL

