A presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, Mônica Meira, juntamente com a fiscal farmacêutica, Daiana Melo e o advogado Rafael Onofre participaram 2ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais, nos dias 14 a 17 de agosto, em Brasília. O objetivo do encontro foi apresentar as inovações e mudanças nas edições de recentes legislações e normativas que implicam diretamente nas práticas rotineiras das entidades.
Rafael Onofre revelou que o encontro proporcionou o acesso a legislações pertinentes e específicas, doutrinas e jurisprudências da Corte Fiscalizadora de Contas Federal – TCU, trazendo uma maior segurança jurídica nas decisões. De acordo com ele, os workshops foram bastante esclarecedores, permitindo o aprofundamento em determinados temas do nosso cotidiano.
“Dentre os workshops que participei destaco o ministrado pela Prof. Karine Machado, ela que é assessora do Ministro Benjamin Zymler falou com bastante propriedade sobre os Recursos Administrativos onde foi possível extrair muitas informações que certamente nos ajudará nos trabalhos do dia a dia junto ao jurídico do CRF/AL”, comentou.
A fiscal farmacêutica, Daiana Melo, que participou do workshop voltado para a Instrução Normativa 05/2017 que trata das diretrizes, gestão e mapas de risco, pontuou que foi muito esclarecedor já que ela pode entender todo o processo de licitação desde o planejamento, seleção do fornecedor e gestão do contrato. “Como já fui presidente de várias comissões de licitação, a exemplo, de passagens áreas, combustíveis e compra de veículos foi possível conhecer as responsabilidades dos dirigentes e servidores na administração”, comentou.
Mônica Meira, presidente do CRF/AL, revelou que a participação no encontro foi importante porque os colaboradores tiveram acesso as práticas mais modernas das ações dos conselhos profissionais. “Foi muito proveitoso, cada um de nós participou de workshops diferentes e voltamos para Alagoas com uma visão holística da administração pública sob diversos aspectos. Agora é só colocar em prática todo conhecimento”, falou a presidente.
Fonte: Ascom CRF/AL