O Conselho Regional de Farmácia de Alagoas promoveu no sábado, 21, o minicurso de farmacologia dos antineoplásicos que trouxe ao farmacêutico alagoano a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre uma área em expansão dentro das ciências farmacêuticas, que é a oncologia.
Durante a aula, os farmacêuticos e estudantes puderam ir muito além da farmacologia e conheceram um pouco mais sobre a patologia e os seus efeitos nos pacientes. “A farmacologia fica mais fácil de ser entendida quando a gente sabe o que é um paciente com câncer e o que é o câncer”, destacou Adriano Jamelo, ministrante.
Para Adriano o farmacêutico tem que perceber que a sua atuação não é apenas na manipulação desse medicamento, mas também a humanização desse atendimento, orientando esse paciente no tratamento correto em casa. “Como profissional, o que mais ele pode oferecer ao paciente oncológico? O objetivo é que os farmacêuticos que estão na manipulação se sintam encantados pela assistência farmacêutica”, falou.
De acordo com ele, o que acontece é que o farmacêutico entra num área em que precisam muito dele (como na oncologia), mas ele não sabe de nada porque isso não é ensinado na faculdade. “Essa iniciativa é importante porque com esse encontro, eu espero despertar a curiosidade nos estudantes que aqui estão e nos profissionais que já atuam na área para que eles continuem estudando e incentivando os outros farmacêuticos”, argumentou.
Na avaliação do professor, esse é um mercado em expansão porque o câncer é uma doença cada vez mais presente nos países em desenvolvimento e os motivos vão desde uma má alimentação, ao sedentarismo, ao estresse e outros, por isso, os farmacêuticos precisam estudar um pouco mais para ocupar essas vagas que estão disponíveis. “Hoje o trabalho multidisciplinar tem sido uma realidade, e os médicos tem buscado os farmacêuticos para ajudar a prescrever esse medicamento, e esse tem sido um casamento que está dando certo”, comemorou.
Fonte: Ascom CRF/AL
Oncologia é uma área em expansão no mercado farmacêutico
23 de outubro de 2017

Referência da imagem